Pix rejeitado: por que isso acontece e como solucionar?

Saiba o que fazer ao ter a movimentação financeira negada

O Pix é uma modalidade de transação financeira que foi lançada em novembro de 2020 pelo Banco Central. Antes dele, as únicas opções eram o DOC/TED, mas essas duas formas não são instantâneas e nem livres de taxas, como a nova “onda do momento”. Entretanto, desde a sua implementação, vira e mexe acontecem alguns problemas nos processos e as pessoas não sabem como proceder. Por exemplo, o Pix rejeitado, o qual a matéria dessa sexta-feira (10) do Notícias Concursos explicará hoje.

Se você é cliente de um banco e tenta transferir qualquer valor para outra instituição, tem que pagar para que isso aconteça. O Pix é a alternativa ideal, pois o dinheiro cai na conta na hora e gratuitamente, independentemente de quanto for. Contudo, apesar de parecer perfeito, esse tipo de transação não está livre de erros. O Pix rejeitado é um dos erros que denotam a instabilidade por parte das instituições.

Assim, leia: Você sabe o que são rendimentos tributáveis?

Pix rejeitado: quando ocorre?

Esse meio de pagamento é realizado entre duas instituições financeiras: o banco de quem paga e o de quem recebe. Por ser uma forma de pagamento totalmente segura, ele possui diversos mecanismos para evitar fraudes e erros.

Se o banco suspeitar que alguma fraude ou engano esteja sendo cometido, o Pix pode ser rejeitado. Assim, se o pagamento estiver fora do padrão do cliente, o banco pode agir de forma preventiva e bloquear a operação por até 1 hora.

Dessa forma, leia: Conhece o ecobrança Caixa? Aprenda como aderir na sua empresa

Se você estiver excedendo o limite de horário imposto pelo seu banco, a movimentação pode não ser concluída. Cada instituição tem seus critérios e coloca suas próprias regras que devem ser negociadas diretamente na instituição ou aplicativo.

Outra razão que leva um Pix a ser rejeitado é a falta de saldo para realizar a operação. Confira a quantia que tem na conta e tente novamente. Precisam também ser respeitados os limites de transação diária. Se a quantia exceder o valor que você pode enviar por dia, a transação não será concluída.

Pix rejeitado: por que isso acontece e como solucionar?
Pix rejeitado: por que isso acontece e como solucionar? – Canva Prox

 

Como evitar erros durante a transação

Para garantir o sucesso do seu pagamento, sempre mantenha o app do banco atualizado. Confira a chave-pix, que é a forma de identificar a pessoa no sistema bancário. Isso garante que o dinheiro está indo para o local certo. Ademais, cheque também o valor para não enviar uma quantia maior que a desejada.

Garanta uma boa conexão de Internet, até porque essa movimentação é feita de forma online. Com esses cuidados, você não terá o Pix rejeitado e garantirá que o dinheiro chegue ao destinatário com segurança.

Então, confira: Você sabe quem criou o cartão de crédito? Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta tão…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.