Como criar o hábito de pensar positivo?

Veja algumas dicas para conseguir criar o hábito de pensar positivo.

Conseguir criar o hábito de pensar positivo é o objetivo de muita gente. Diante das mais diversas situações cotidianas, os pensamentos são capazes de impactar as nossas ações e emoções, e por isso é tão importante saber “controlá-los” de uma forma saudável.

Pensando nesses dois pontos, elaboramos este conteúdo com algumas dicas que poderão lhe ajudar a enxergar os fatores positivos das situações. Acompanhe e fique por dentro!

Como criar o hábito de pensar positivo?

Para criar o hábito de pensar positivo é preciso praticar. Ou seja, não existe uma “receita mágica” que fará com que você simplesmente mude a sua maneira de pensar, de um minuto ao outro. É necessário muito autoconhecimento e foco para conseguir ser uma pessoa mais positiva.

Com isso em mente, considere as nossas sugestões abaixo como uma prática diária e constante, pois assim você terá resultados mais promissores. Veja:

1- Quando pensar negativo, imagine a via contrária

Comece a prestar mais atenção nos seus sentimentos, para que você possa mudar os mesmos com o passar do tempo. Inicialmente, foque em reconhecer que você está pensando negativo sobre algo, e tente imaginar a via contrária.

Por exemplo, se você está pensando que não conseguirá lidar com a ansiedade em uma entrevista de emprego, comece a imaginar você se saindo muito bem. Foque em uma imagem positiva, traga novos resultados para a sua projeção e fuja da ideia negativa, sempre que possível.

2- Busque relembrar as suas vitórias, sempre que se sentir desencorajado

Quando o pensamento negativo estiver minando a sua mente, busque relembrar pequenas e grandes vitórias que você já viveu, especialmente se elas forem semelhantes à atividade que você está temendo hoje.

A nível de exemplo, se você está pensando negativamente sobre o seu novo emprego, lembre-se de como você conseguiu crescer no emprego anterior, mesmo quando os pensamentos negativos e as dúvidas assombraram a sua mente.

3- Entenda que não podemos controlar tudo – contratempos acontecem

Saber que não podemos controlar tudo é uma forma de criar o hábito de pensar positivo, sabia? Isso porque passaremos a compreender que, sim, às vezes as coisas dão errado, e tudo bem.

É nesse “dar errado” que temos a oportunidade de conhecer novas maneiras de lidar com as situações, além de termos muito mais motivação para pensar em novas estratégias. Pense sobre isso e considere a falta de controle como algo interessante para a vida e para o seu crescimento.

4- Cerque-se de pessoas mais positivas e consuma conteúdos motivadores

Ao invés de criar “grupos de lamentações”, busque se cercar de pessoas que sejam mais positivas.

É claro que isso não quer dizer que você deva ignorar o desabafo do seu amigo, mas sim, pense em manter um diálogo mais positivo sobre as situações, cercando-se de pessoas que fazem o mesmo.

Vale, inclusive, consumir conteúdos motivadores e mais inspiradores, ao invés de apenas ficar por dentro de tudo que está ruim no mundo.

Afinal, notícia ruim chega rápido… E as boas nós devemos buscar sempre, para assim, criar o hábito de pensar positivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.