Como criar o hábito da leitura?

Veja como desenvolver esse hábito tão positivo e importante.

Criar o hábito da leitura pode trazer muitos benefícios para a sua vida e a sua rotina. Isso porque é através da leitura que podemos adquirir novos conhecimentos; encontrar novas maneiras de resolver alguns problemas; conhecer novos pontos de vista sobre uma mesma situação; entre outras vantagens.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar a compreender como você pode criar esse poderoso hábito. Acompanhe:

Como criar o hábito da leitura?

Para criar o hábito da leitura é necessário se comprometer consigo mesmo. Ou seja, não adianta querer, da noite para o dia, ser uma pessoa apaixonada por leitura, se você ainda não é. Afinal, assim como todo hábito, a leitura deve ser estimulada e acrescida na rotina, pouco a pouco, à medida que ela se torna mais prazerosa e envolvente.

Dito isso, veja as nossas dicas para incluir o hábito da leitura no seu dia a dia:

1- Descubra o tipo de leitura que você ama

Descubra o que você ama ler, antes de qualquer coisa. Para isso, teste diversos tipos de textos, livros, materiais e conteúdos. Use opções gratuitas da internet e veja quais tipos de discursos chamam mais a sua atenção.

Muitas vezes, o erro pode estar em insistir em uma leitura pouco agradável e que não prende a atenção. Portanto, foque em descobrir quais são os tipos de leituras que fazem bem a sua mente.

2- Crie um momento do dia para ler

Estabeleça um horário para a leitura acontecer, todos os dias. Sugerimos, inclusive, que esse horário seja antes de dormir, pois assim você aumenta as chances de memorizar o que você está lendo e estudando.

Foque em repetir essa rotina, dia após dia, mesmo quando se sentir desmotivado e sem vontade alguma de ler. Afinal, quanto mais dias seguidos você repetir essa ação, maiores são as chances de criar o hábito da leitura.

3- Foque em começar aos poucos – não queira ler um livro por semana

Não tente ser uma pessoa que você não é. Por isso, não queira ler um livro por semana, ou mais livros por mês, apenas para dizer que lê.

Mas sim, foque em encontrar o seu ritmo de crescimento, iniciando com um livro a cada dois meses, depois um por mês, e assim por diante.

Conforme você começa a criar o hábito da leitura, você poderá estabelecer novas metas mensais.

4- Comece a ler mais PDF e use o tempo livre para as leituras

Sabe aqueles conteúdos que chamam a atenção na internet? Pois bem, comece a procurar ebooks gratuitos sobre os temas e deixe-os sempre no seu celular. Assim, quando surgir um tempo livre, como dentro do transporte público, abra o PDF e leia sempre que possível.

5- Faça parte de grupos de leitura

Fazer parte de grupos de leitura também pode ajudar. Isso porque as metas são estabelecidas em conjunto, e os encontros trazem novas formas de enxergar a leitura. Logo, você se sentirá parte de um grupo focado, e isso servirá de gatilho para a sua mente criar o hábito da leitura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.