Como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego

Veja como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego com algumas dicas simples.

Lidar com a ansiedade na entrevista de emprego é um desafio que pode assombrar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. Afinal, dar esse importante passo de se candidatar a uma vaga é algo que mexe com a autoestima, sonhos e objetivos do sujeito. Por isso a ansiedade pode surgir: muita coisa está em jogo, e a sensação é de que se algo der errado, tudo “desandará”.

Sendo assim, preparamos este material com o intuito de lhe dar um suporte para este momento tão importante. Esperamos ser úteis para você! Continue lendo e saiba mais.

Como lidar com a ansiedade na entrevista de emprego

Para lidar com a ansiedade na entrevista de emprego é importante, obviamente, sentir-se preparado. Basicamente, essa é a peça-chave para que as emoções se equilibrem e você não se sinta sobrecarregado.

Dessa forma, você pode considerar os seguintes apontamentos para esse tipo de efeito. Veja:

1- Leia e estude mais sobre a empresa – isso lhe dará mais segurança

Para se sentir preparado e conseguir lidar com a ansiedade na entrevista de emprego é necessário saber em qual “terreno” você está caminhando. Isto é, comece a estudar mais sobre a empresa, os serviços, os clientes e todas as informações importantes do novo emprego.

Isso vai lhe ajudar a responder questionamentos importantes durante a entrevista, como por exemplo, o motivo pelo qual você quer trabalhar naquela empresa.

2- Pesquise sobre possíveis perguntas que são feitas na entrevista

Pesquisar sobre as perguntas que são feitas, de maneira recorrente em uma entrevista de emprego, também é uma ótima saída. Afinal, você poderá estudar algumas respostas mais bem construídas, sentindo-se mais autoconfiante por conta disso.

3- Treine a entrevista com algum amigo ou até mesmo em frente ao espelho

Depois que você fizer um levantamento sobre a empresa e sobre potenciais perguntas que podem ser feitas na entrevista, treine-a com um amigo ou em frente ao espelho.

Finja que está diante do recrutador e aposte em uma boa interpretação das perguntas e das suas respostas. Quanto mais você treinar os seus conhecimentos sobre a empresa, sobre as suas próprias habilidades e objetivos, mais seguro você se sentirá.

  • Dica: Experimente gravar os treinos, assim você se escuta no final e pode ver o que precisa ser melhorado no seu discurso.

4- Relaxe com alguma atividade que acalma você

Um dia antes, e até mesmo no dia da entrevista, relaxe com uma alguma atividade que gere prazer e bem-estar para você. Isso irá fazer com que a sua mente não fique tão focada “no que pode dar errado”, e você conseguirá se sentir mais leve.

Afinal, para lidar com a ansiedade na entrevista de emprego é preciso se preparar e encontrar uma forma de gerenciar as emoções na véspera e no dia da ocasião.

5- Planeje o dia da entrevista e vá com antecedência ao local

Planeje o seu dia da entrevista com antecedência e, se possível, visite a empresa antes da ocasião principal. Isso fará com que você tenha a sensação de que “conhece” o lugar, além de que com uma rotina organizada você não terá o risco de chegar atrasado.

Portanto, prepare-se, relaxe e programa-se: esses são os pilares para lidar com a ansiedade na entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.