Como evitar que a empresa caia em dívidas?

Aprenda como ficar longe de gastos e problemas

Um dos maiores temores do empreendedor, é que sua empresa caia em dívidas, uma vez que deixando de cumprir as obrigações a curto prazo, é impossível planejar o futuro do negócio. Por isso que hoje, nós vamos indicar como evitar que a empresa caia em dívidas.

Saiba como evitar que a empresa caia em dívidas -- Reprodução Canva
Saiba como evitar que a empresa caia em dívidas — Reprodução Canva

São muitos os problemas enfrentados por uma empresa que apresenta dívidas recorrentes. Entre os principais, está a impossibilidade de planejar o seu crescimento e a imagem começa a ficar comprometida no mercado tendo em vista o endividamento.

Como evitar que a empresa caia em dívidas?

Para evitar que a empresa caia em dívidas, é preciso que você, enquanto empreendedor, preste atenção a pequenas situações cotidianas como:

Faça a revisão do orçamento de sua empresa

Você precisa saber exatamente como estão as finanças de sua empresa, por isso, faça uma revisão dos orçamentos dela e tenha o controle sobre a sua atual situação. 

O orçamento financeiro possibilita que você tenha claro as suas receitas, os custos fixos e as despesas de produção. Assim, é possível que você saiba exatamente de quanto capital de giro necessita para manter as atividades de seu negócio.

Um contador experiente poderá contribuir muito com este trabalho, uma vez que ajudará a entender as finanças de sua empresa e, assim, será possível entender bem as respostas encontradas. Muitas vezes, é possível identificar e relacionar os ajustes necessários e quitar as dívidas.

Diminua as despesas que são desnecessárias 

Com o orçamento de sua empresa bem definido, é possível atuar sobre a análise das despesas. Para analisar elas, tenha clareza de que é preciso diminuí-las, mas não a ponto de comprometer o bom funcionamento da empresa.

Veja bem: de nada adianta você tirar o café dos colaboradores e manter aquela assinatura de jornal que ninguém lê. Lembre-se que uma equipe motivada faz com que seu negócio dê certo.

Novamente o contador pode ajudar neste processo: avaliar o impacto da redução de despesas no desenvolvimento de suas atividades. Com certeza, sempre tem onde reduzir gastos, mas se atente à questão da produtividade do negócio.

Tenha um plano eficaz de vendas

É preciso repensar em maneiras de aumentar as receitas. Muitas são as estratégias que podem ser realizadas como: realizar promoções, descontos, estimular novas vendas. E para isso, é preciso planejar. 

Faça o planejamento de ações e metas para aumentar as vendas. Invista em marketing digital orgânico, mostre os seus produtos nas redes sociais, valorize o relacionamento com os seus clientes, favoreça a venda online dos produtos comercializados na loja física, enfim, esteja visível no local onde você está estabelecido.

Outra maneira de aumentar o fluxo de caixa, é acompanhar os atrasos de recebimentos de contas. Para tanto, busque negociar as dívidas de seus clientes, ofereça descontos para pagamento de dívidas à vista, procure estabelecer um bom relacionamento mesmo que o cliente esteja em dívida com a sua empresa. Pode ser somente uma fase e ele continuará a ser seu público fiel.

Negocie com os seus credores

No caso de atraso de pagamentos pela sua empresa, é preciso analisar quais são as contas que deverão ser pagas em primeiro lugar. A primeira questão a ser analisada é o valor da dívida e qual o percentual de juros cobrados.

Após analisar as dívidas pendentes, converse com os seus credores e perceba se há interesse em negociar em condições que você consiga pagar. A partir disso, é possível traçar um planejamento concreto e assim evitar que as dívidas permaneçam no seu negócio.

Tenha metas financeiras realistas

Se você não tem metas financeiras realistas, é difícil melhorar a saúde das finanças da empresa. Tenha um plano de metas detalhado, com a intenção de acabar com as dívidas, mesmo que isso leve algum tempo.

Neste plano de metas detalhado, depois de reduzir as despesas e aumentar as receitas, faça uma avaliação de quanto tempo você irá precisar para se livrar das dívidas. 

Além de traçar as metas, mantenha o foco em não contrair novas dívidas, o que iria comprometer novamente as finanças da empresa e aumentar o tempo que você levará para fazer a quitação.

Por fim, só inclua novas metas de crescimento da empresa, quando as suas dívidas estiverem em dia, e seu fluxo de caixa esteja otimizado. Elimine as dívidas e volte a crescer em seu negócio!

Com certeza será mais fácil gerenciar suas contas e evitar novas dívidas, gastos e despesas que não estavam nos planos! Mas, para isso, fique atento e lembre das nossas informações e dicas passas no post de hoje! Boa sorte e bastante atenção!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.