Cadúnico: mais de 8 milhões precisam realizar atualização para não perder benefícios

Segundo informações do Ministério da Cidadania, mais de 8 milhões precisam atualizar o Cadúnico para não perder benefícios

Mais de 8 milhões de brasileiros precisam atualizar o Cadúnico o mais rapidamente possível sob pena de perder benefícios sociais já nos próximos meses. O Governo Federal utiliza as informações desta lista para decidir quem são as pessoas que podem entrar em programas como o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, dois grupos se destacam neste momento. Um deles é o da averiguação cadastral. Aqui, entram as pessoas que estão com dados inconsistentes no Cadúnico. Eles precisam realizar a atualização até o final do próximo mês de julho, ou então perderão os seus benefícios.

O outro grupo é o da revisão cadastral. Aqui entram as pessoas que estão com os dados desatualizados no sistema. O Governo Federal afirma que eles não fazem a atualização há mais de dois anos. São brasileiros que atualizaram o sistema pela última vez nos anos de 2016 e de 2017 e precisam atualizar até o final deste ano.

Pelas regras gerais, o cidadão que faz parte do Cadúnico precisa realizar a atualização do sistema sempre ao menos uma vez a cada dois anos, ou então sempre que acontecer alguma mudança estrutural na família. A morte de um integrante ou o nascimento de outro, são exemplos de acontecimentos que precisam ser informados.

Algumas pessoas não sabem se o Cadúnico está atualizado ou não. É natural que alguns cidadãos não recordem a data da última atualização ou mesmo quais foram as informações que eles inseriram por lá. Para consultar como está a situação da sua conta agora, basta acessar o app do Cadúnico, inserir os seus dados pessoais e realizar a verificação.

Envio de mensagens

O Ministério da Cidadania afirma que iniciará o processo de envio de mensagens para os usuários que precisam realizar a atualização. Por exemplo, quem faz parte do Auxílio Brasil receberá a notificação através do extrato de pagamento do benefício.

Quem recebe o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica deverá receber a mensagem na própria conta de cobrança mensal. A notificação informará que o cidadão precisa atualizar os seus dados para não perder o abatimento.

De todo modo, a principal dica é não esperar até o momento do envio da notificação. O cidadão pode consultar as informações no app do Cadúnico, e em alguns casos não precisará sair de casa para realizar a atualização.

Como atualizar o Cadúnico?

Tradicionalmente, a atualização do Cadúnico é um processo que precisa ser feito apenas de modo presencial em um local apontado pela prefeitura da sua cidade. Geralmente, a atividade é realizada nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

No entanto, recentemente o Governo Federal anunciou a possibilidade de atualização também pelo app do Cadúnico. Todavia, o novo procedimento não é válido para todas as pessoas que estão na lista.

O Governo decidiu que a atualização remota vale apenas para as pessoas que não apresentaram nenhuma mudança na composição da família e cujo Cadúnico esteja desatualizado por uma questão de tempo. Quem precisa alterar dados do sistema, segue precisando realizar o ato apenas de maneira presencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.