Foque no desejo de concluir as suas tarefas e vença a procrastinação

A partir de hoje, foque no desejo de concluir as suas tarefas e veja como isso pode ser o estopim para você vencer a procrastinação. Afinal, quando focamos no ponto “positivo” da situação, a motivação tende a aparecer com mais clareza.

Pensando nesse cenário, elaboramos este guia com o intuito de ajudar você na sua reflexão. Acompanhe e comece hoje mesmo a mudar a sua perspectiva!

Foque no desejo de concluir as suas tarefas e vença a procrastinação!

Focar no desejo de concluir as suas tarefas pode ser um bom caminho para fugir da procrastinação. Imagine o seguinte cenário:

  • Você precisa concluir algum projeto da sua faculdade. Porém, o projeto é visto como “difícil”, cansativo e tantos outros adjetivos negativos. Ficar olhando apenas para o quanto o trabalho é pesado e complicado pode minar a sua motivação. Consequentemente, a procrastinação começa a aparecer.
  • Em contrapartida, quando você passa a focar no desejo de concluir, tudo muda. Você pode focar na ideia de terminar a tarefa e se ver “livre dela”. Pode focar na sensação de dever cumprido que sentirá quando finalizar tudo, e assim por diante.

Perceba que nas duas situações você estará concluindo alguma atividade específica, mas apenas na segunda situação é que você se sentirá mais tranquilo e até disposto a executar a demanda.

Portanto, foque no desejo de concluir as suas tarefas! Preste atenção na vontade de se ver “livre” daquilo de uma vez, e pense em quanto isso pode vir a ser recompensador.

Mudar a perspectiva é um caminho para concluir as tarefas

Na maior parte das vezes, mudar a perspectiva sobre as situações é um bom caminho para se concluir quase todos os tipos de tarefas. Isto é, se passamos a focar mais no que a conclusão da tarefa vai gerar em nós, como por exemplo, sensação de bem-estar e dever cumprido, maiores são as chances de encontrarmos motivação para ir em frente.

Pois pare e pense: se ancoramos, em nosso cérebro, apenas as coisas ruins e difíceis do processo em questão, como poderemos esperar que ele tenha “vontade” de fazer determinada atividade? É quase impossível, concorda?

Por isso, tenha em mente que mudar a perspectiva das situações é sempre promissor. Enxergue as vantagens de terminar uma tarefa, crie desejo por executar o mais rápido possível, e mentalize o futuro “livre” dessa tarefa, uma vez que ela estará concluída.

Lembre-se de dar um passo de cada vez

Além de mudar a perspectiva e lembrar que é importante que você foque no desejo de concluir as suas tarefas, considere, ainda, dar um passo de cada vez.

Dito de outro modo, pare de querer “pular etapas” durante o processo. Tenha em mente que cada passo é importante, e focar no aqui e agora pode minimizar a ansiedade de ter que cumprir outras tantas etapas.

Afinal, só podemos dar um passo de cada vez, certo? E isso vale para tudo em nossas vidas!

Tenha consciência disso e comece a mudar a sua maneira de se relacionar com as suas tarefas e obrigações. Boa sorte na sua batalha contra a procrastinação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.