Benefícios de ser bilíngue: Um novo idioma melhora a saúde cerebral

Você sabia que os benefícios de ser bilíngue vão além de um mero certificado de fluência? Afinal, apesar de muitas pessoas enxergarem um segundo idioma como “status”, na realidade ele também é capaz de trazer efeitos na sua saúde, sociabilidade e no seu bem-estar.

Por conta disso que esse tipo de habilidade é tão requerida: uma pessoa bilíngue apresenta diversas habilidades “a mais”, e não apenas a fluência em um segundo idioma.

Benefícios de ser bilíngue: Entenda os efeitos que o segundo idioma promove em seu cérebro

Ser bilíngue vai além de status. Ser bilíngue envolve-se com a saúde cerebral e o combate de doenças degenerativas. Veja mais abaixo:

1- Melhora a capacidade de memorização

Quando aprendemos um novo idioma, estamos constantemente exercitando nossos neurônios e, obviamente, nossa memorização. E como nosso cérebro necessita desses exercícios diários para manter suas funções ativas, consequentemente a capacidade de memorização vai melhorando, a cada dia.

2- Diminui as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas

Como mencionamos anteriormente, um dos benefícios de ser bilíngue é que os exercícios mentais envolvidos com o processo de aprendizagem é capaz de combater doenças neurodegenerativas. Isso porque quanto mais ativo a nossa mente for, há menos chances de um neurônio morrer.

3- Aumenta a autoestima e autoconfiança

Saber um segundo idioma, fluentemente, pode aumentar a nossa autoestima e nossa autoconfiança. Afinal, nos sentiremos mais preparados para o mercado de trabalho, o universo acadêmico e, dessa forma, nosso amor próprio evolui consideravelmente.

4- Melhora a distinção de sons

Ao aprender um novo idioma, o bilíngue precisa prestar muito mais atenção nos sons que são captados pelo seu ouvido. A pronúncia, que é um pilar de qualquer idioma, precisa ser exercitada a ponto de, com o passar dos dias, ser compreendida com mais facilidade.

Por conta desses fatores, a capacidade auditiva melhora, fazendo com que seja possível distinguir sons com mais precisão.

5- Eleva a criatividade

Quando aprendemos algo novo, nosso cérebro precisa agir, fazendo com que a captação da informação seja armazenada de uma maneira eficiente. Com isso em mente, imagine o quanto as novas informações e conhecimentos são capazes de impulsionar ideias e insights diversos. Por isso que um dos benefícios de ser bilíngue é que você aumenta a sua criatividade consideravelmente.

6- Melhora a sociabilidade

Saber um segundo idioma também impacta na sua capacidade de se socializar com outras pessoas. Afinal, você conseguirá conversar tranquilamente com um maior grupo de pessoas, seja em eventos corporativos, acadêmicos ou até mesmo durante viagens. Assim, você explora novas histórias, conhece pessoas interessantes e aumenta o leque de conhecimentos sobre a vida e o mundo.

7- Aproxima você de outras culturas

Por fim, ao conhecer um novo idioma você passa, automaticamente, a ter contato com uma nova cultura. Isso, pois, o idioma é parda da identidade de um local e, a partir dessa identidade, muitos conhecimentos, experiências e informações podem ser absorvidos.

Por isso que aprender um segundo idioma pode ser algo tão recomendado por profissionais da saúde mental! Desfrute desses benefícios e tenha uma vida ainda mais rica intelectualmente. Invista em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.