Acne nas costas: Como tratar a bacne?

acne nas costas, também conhecida como bacne, pode ocasionar muito desconforto e até mesmo diminuir a autoestima da pessoa. Afinal, o desconforto tátil e visual pode tornar essa condição nada agradável. Além disso, as inflamações tendem a ser doloridas, o que apenas piora a percepção da situação.

Entretanto, existem formas de minimizar esses efeitos na pele, apostando em receitas caseiras e cuidados específicos com a higiene que são capazes de diminuir a temida bacne.

Como tratar a bacne e acabar com a acne nas costas?

O conceito da palavra “bacne” é derivado da junção entre a palavra em inglês back mais acne. Ou seja, a acne das costas, na tradução literal.

Para tratá-la, é preciso equilibrar a oleosidade da pele, sendo que as costas costuma ser muito oleosa e esse sebo é responsável pela obstrução das glândulas sebáceas, ocasionando o aparecimento das inflamações.

Para diminuir essa produção de sebo, veja as nossas recomendações abaixo:

1- Cuidado com o uso de cosméticos que aumentam a oleosidade da pele

Os condicionadores capilares tendem a aumentar a produção de sebo no couro cabeludo e na pele, se não removidos adequadamente. Por isso, quando você for lavar os cabelos, certifique-se de remover bem o produto que pode acabar “escorrendo” nas costas.

2- Use sabonetes adstringentes

Usar sabonetes adstringentes também é uma forma de diminuir a acne nas costas. Isso porque o efeito desse tipo de cosmético é justamente equilibrar a produção sebácea do tecido cutâneo, deixando a oleosidade mais equilibrada.

3- Faça esfoliações e limpezas de pele de modo mais recorrente

Faça esfoliações semanalmente, com produtos específicos para o seu tipo de pele. Evite receitas caseiras como o uso de açúcar ou café, pois as micropartículas dessas preparações não são arredondadas e podem agredir ainda mais a pele, aumentando as inflamações e espinhas.

4- Evite de reutilizar camisetas e camisas com transpiração

Depois de treinar, sair ou caminhar, troque a sua camiseta, especialmente se você transpirar muito. A transpiração em excesso e em constante contato com a pele pode aumentar os níveis de oleosidade e proliferação de bactérias.

5- Troque a sua roupa de cama de modo recorrente

Para evitar que a acne nas costas se desenvolva cada vez mais rápido, procure trocar a sua roupa de cama de modo mais recorrente. Aconselha-se que a troca aconteça pelo menos uma vez por semana, mas se você for do tipo de pessoa que transpira muito, troque pelo menos duas vezes na mesma semana.

6- Evite banhos muito quentes que elevam a oleosidade

Os banhos muito quentes também são responsáveis por elevar a oleosidade na pele, como forma de compensar a hidratação que é perdida durante a higienização. Por isso, prefira banhos mais mornos e frios. Veja aqui a temperatura ideal para o banho.

7- Tente consumir menos leite e alimentos açucarados

Por fim, procure consumir menos leite e alimentos açucarados para, dessa forma, diminuir o aparecimento de novas acnes nas costas. Esses alimentos podem provocar desequilíbrios no organismo e consequentemente aumentar a oleosidade da pele, desencadeando as temidas inflamações. Por isso, alimente-se de uma forma mais saudável e equilibrada para também minimizar o aparecimento da bacne.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.