Como estimular a criatividade de uma criança?

Estimular a criatividade de uma criança é primordial para garantir que ela sinta prazer em aprender e descobrir coisas novas. Afinal, a curiosidade está minuciosamente relacionada com a arte de criar algo novo, pois é apenas a partir dos questionamentos que conseguimos ter novas ideias e pô-las em prática.

Justamente por conta desses pontos, trouxemos em nosso artigo diversas considerações para você auxiliar a criança na sua própria jornada criativa. Acompanhe e saiba mais.

Como estimular a criatividade de uma criança?

Para estimular a criatividade de uma criança é preciso saber impor limites sem “prender” a imaginação do seu filho ou aluno. Para isso, considere as seguintes recomendações:

1- Cuidado com as imposições que são postas

Ao propor uma brincadeira nova, tente não impor tantas regras e limites. Por exemplo, se você for brincar de boneca com uma criança, não diga que ela não pode dizer que a mãe da boneca tem super poderes. Isso fará com que a imaginação seja reprimida, sendo que o momento de brincar é crucial para o desenvolvimento imaginativo.

Por isso, permita que a criança flua em uma verdadeira associação livre!

2- Aproxime a criança de diversos tipos de artes

Apresente diversos tipos de artes para as crianças, como por exemplo: artes plásticas, pinturas, músicas, filmes, dança, etc. Quanto mais você introduzir a arte no dia-a-dia do pequeno, mais ele irá abrir a mente para descobrir novos sons, formas, cheiros e texturas.

3- Incentive o gosto pessoal e não “force a barra”

O gosto pessoal também precisa ser usado como forma de estimular a criatividade de uma criança. Se o pequeno gosta de dinossauros, auxilie-o a desenhar um. Se a menina gosta de carros, não hesite em dar carrinhos para ela.

Da mesma forma, não force a criança para que ela faça algo que você julga ser bacana. Ou seja, se o seu filho não gosta de futebol, não adianta comprar bola, forçar ele a jogar com os amigos ou matriculá-lo em uma escolinha. Isso apenas o deixará ansioso e estressado.

4- Exponha a criança à natureza

A criança precisa ter contato com diversos sons, texturas, sensações e momentos. E qual a melhor forma de fazer isso? Expondo-a à natureza. Afinal, é num ambiente natural que ela poderá sentir a água de uma cachoeira, a textura de uma folha e o cheiro de uma flor. Acredite, esse contato com o mundo faz toda a diferença!

5- Cuidado com a rotina muito “certinha”

Apesar de ser indispensável manter o horário do sono, banho e refeições, criar uma rotina que seja extremamente engessada poderá “matar” a criatividade da criança. Por isso, cuidado com o excesso de compromisso (como inglês, natação, escola, aula de artes, etc.), e permita que a criança tenha bastante momento livre para decidir o que fazer e o que descobrir naquele momento.

6- Evite trazer soluções prontas para o pequeno

Quando o seu filho estiver diante de um desafio, evite trazer as soluções de uma maneira rápida. Afinal, para estimular a criatividade de uma criança é essencial que você a faça pensar. Por isso, dê um tempo para que ela se concentre e, apenas passado esse período, dê dicas para a solução do problema.

  • Importante: O tempo de foco de uma criança está associado com a sua idade. Para você ter uma média, cada ano de vida equivale a 3 minutos de foco. Por isso, uma criança de 5 anos não deve passar mais do que 15 minutos tentando resolver algo sem receber pistas, pois isso poderá saturar a sua concentração e desencadear estresse.

Estimular a criatividade de uma criança é plantar o futuro

Estimular a criatividade de uma criança é pensar no seu futuro e na sua qualidade de vida. Pratique bons hábitos com os pequenos e permita-os se desenvolverem da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.