Bem-estar e motivação no trabalho: Como conquistá-los?

Conquistar bem-estar e motivação no trabalho é o objetivo de muita gente. Mas, o que fazer para isso? Quais passos são essenciais para nos sentirmos mais motivados e felizes no dia a dia? São muitas as dúvidas, não é mesmo? Por isso elaboramos este conteúdo: queremos lhe ajudar a ser mais feliz no seu trabalho. Preparado? Então continue lendo!

Como conquistar bem-estar e motivação no trabalho?

Conquistar bem-estar e motivação no trabalho é um processo gradativo. Precisamos, a cada dia, colocar mais um “tijolinho” em nossa construção. Assim, vamos solidificando a base do nosso bem-estar e da nossa satisfação no ambiente corporativo. À medida que o tempo passa e continuamos construindo a nossa carreira, tendemos a nos sentir cada vez mais motivados e felizes.

Em outras palavras, é necessário ter paciência e ir, a cada dia, descobrindo novas formas de agir no ambiente corporativo para nos sentirmos mais realizados. Veja algumas sugestões que se baseiam nessa premissa:

1- Tenha um plano de carreira estabelecido

Você tem, hoje, um plano de carreira? Se ainda não, saiba que ele é importante para conquistar bem-estar e motivação no trabalho. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, nem quais são os pequenos passos que devem ser dados todos os dias, como você poderá se sentir motivado para o futuro? Pense sobre isso.

Comece, a partir disso, a elaborar um plano de carreira estruturado e baseado nos seus sonhos e desejos.

2- Crie uma rotina baseada em metas e prioridades

Ter uma rotina de trabalho estruturada também é importante para manter o bem-estar e a motivação no trabalho. Muitas vezes, você pode estar se sentindo desmotivado e cansado por simplesmente não saber quais são as suas prioridades do dia.

Assim, fica difícil estabelecer um critério de “tarefas concluídas” e “pendentes”, afinal, você nunca sabe se realmente acabou o que precisava acabar naquele dia… Portanto, é hora de começar a ter um plano diário mais consistente.

3- Foque nos hábitos saudáveis no trabalho

Ter hábitos saudáveis no trabalho também é importante. Para isso, mexa o seu corpo; faça pausas corriqueiras; converse com seus colegas de trabalho; beba água e alimente-se bem. Tudo isso lhe ajudará a conquistar bem-estar e motivação no trabalho.

4- Saiba equilibrar questões pessoais e profissionais

Saber manter um equilíbrio entre as questões pessoais e profissionais também é importante. Porém, aqui vale um adendo: não estamos dizendo para você deixar os problemas pessoais do “lado de fora” da empresa, porque isso é impossível, afinal, somos humanos, e não podemos repartir nossas emoções.

No entanto, o que estamos dizendo é que você deve aprender a gerenciar as suas emoções para não permitir que um âmbito da vida sufoque o outro. Para isso, o autoconhecimento e a psicoterapia são fundamentais.

5- Quando algo lhe incomodar, dialogue sobre o assunto

Não seja aquele tipo de pessoa que esconde um incômodo. Ao mesmo tempo, não seja uma pessoa impulsiva no trabalho. Mas sim, pratique o equilíbrio e dialogue. Se algo lhe incomodar, respire fundo, acalme-se e procure a pessoa para uma conversa franca, mais tarde.

Mais vale ser sincero com o seu colega de trabalho ou chefe, do que guardar as dores e, mais tarde, explodir em uma crise de estresse, raiva e cansaço. Valorize os seus sentimentos e emoções e saiba falar sobre eles para conquistar bem-estar e motivação no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.