Como equilibrar vida pessoal e profissional?

Conseguir equilibrar vida pessoal e profissional garante mais saúde mental no longo prazo e uma maior chance de conquistar os seus sonhos e objetivos. Entretanto, não pense que esse equilíbrio baseia-se na ideia de “excluir todos os pensamentos sobre o trabalho em casa” ou “excluir os problemas pessoais da mente durante o trabalho”. Essa ideia é errônea e, na prática, impossível. Ninguém é tão “bom” o suficiente para separar a vida dessa forma.

Somos um ser só, de carne e osso. Não conseguimos separar os sentimentos em blocos de momentos para serem sentidos. Ao mesmo tempo, temos a capacidade de equilibrar as coisas, a fim de mantê-las mais adequadas em cada situação.

E é isso que você deverá fazer a partir de hoje e, para lhe ajudar, trouxemos dicas que poderão abrir a sua mente. Vem com a gente!

Como equilibrar vida pessoal e profissional?

Para equilibrar a vida pessoal e profissional, é preciso ter paciência e se dedicar para criar uma rotina condizente com a sua realidade. Veja como:

Saiba estabelecer prioridades a partir de um projeto de vida pessoal e profissional

Ter um projeto de vida pessoal e profissional é uma porta de entrada para conciliar as duas coisas da melhor forma. Afinal, enquanto você não souber o que quer atingir no futuro, o que poderá ser feito no presente?!

Por isso, saiba quais são os seus sonhos pessoais (relacionados à família, viagens, bens materiais, etc.) e quais são os seus sonhos profissionais (cargos, estudos, conquistas, reconhecimentos, etc.). Quando você tiver isso “na ponta do lápis”, poderá traçar estratégias para atingir cada uma das suas metas.

Da mesma forma, poderá excluir as coisas negativas que apenas sugam o seu tempo e não permitem que você foque nas suas prioridades.

Quer um exemplo simples? Pense em quantas vezes você tentou criar um momento em família, mas acabou se distraindo no celular, com as redes sociais… Será que essa é a sua prioridade?

Fuja da ideia de querer “arcar com tudo”

Para equilibrar a vida pessoal e profissional você precisa fugir da ideia de arcar com todas as coisas. Isso apenas levará você ao esgotamento psicológico e ao desgaste emocional.

Com isso em mente, delegue atividades domésticas, divida as tarefas com os familiares e, no trabalho, saiba solicitar o suporte dos seus colegas quando necessário. Assim, você se sentirá mais “descansado” e leve em ambos os contextos.

Procure reservar um tempo só para você

Lembre-se que apesar de você ter uma vida corrida, você também precisa de um tempo só seu. Estar o tempo todo se comunicando ou em contato com alguém pode fazer com que você perca o contato consigo mesmo!

Por isso, tenha um momento para meditar, se exercitar, ler, ouvir a sua música favorita, enfim… Crie estratégias para aproveitar apenas a sua companhia, mesmo que por um tempo curto.

Não leve trabalho para casa, ou pelo menos evite

Para equilibrar a vida pessoal e profissional, tente fugir daquela ideia de “correr atrás do prejuízo” levando trabalho para casa. É claro que em algumas situações isso é inevitável, porém, se isso for recorrente, observe onde está o erro na sua autogestão e tente restaurar a sua rotina, impedindo que o trabalho seja maior que a sua casa e vice versa.

Invista em hábitos saudáveis que tragam bem-estar e felicidade

No dia a dia, invista em hábitos saudáveis para que você possa manter a sua saúde mental e assim equilibrar a vida pessoal e profissional. Para isso, invista em exercícios físicos, alimentação balanceada e priorize uma boa noite de sono.

Acredite, esses pequenos hábitos podem mudar a sua produtividade, a sua motivação e melhorar o seu rendimento no trabalho, trazendo mais felicidade e sensação de satisfação que, no longo prazo, garantem uma vida feliz em todos os âmbitos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.