Entenda por que você está se sentindo desmotivado no trabalho

Sentir-se desmotivado no trabalho é mais comum do que parece. Porém, nem todas as pessoas buscam compreender a causa primordial da desmotivação e, consequentemente, sentem-se cada vez mais esgotadas no trabalho.

Por isso, nesse conteúdo nós explanamos alguns apontamentos que podem lhe ajudar a compreender o motivo pelo qual você se sente desmotivado no trabalho e quais são as ações que você pode tomar diante desses cenários. Acompanhe.

Saiba por que você está se sentindo desmotivado no trabalho

Devemos reconhecer que um passo importante você acabou de dar: decidiu analisar os motivos por trás da sensação de desmotivação. Isso, por si só, é uma grande vitória. Afinal, muita gente fica procrastinando esse cuidado com a saúde mental, e só resolvem agir quando o problema está ainda mais profundo.

Portanto, ponto pra você! Ficamos contente em te ver por aqui, buscando informações para lidar com o fato de se sentir desmotivado no trabalho. A seguir, portanto, vamos refletir sobre algumas possíveis causas dessa desmotivação. Vamos lá?

1- Seu chefe não reconhece os seus esforços, ou é muito autoritário/egocêntrico

Muitas vezes, a falta de reconhecimento pode ser a mola propulsora para qualquer colaborador se sentir desmotivado no trabalho. Afinal, é desagradável perceber que todo o esforço e todas as ações em prol da empresa não são reconhecidos. Assim, a sensação de estagnação na carreira e falta de estímulos podem ser muito desgastantes.

Ao mesmo tempo, é possível ainda que você perceba que o seu chefe é relativamente egocêntrico, que busca enaltecer apenas a si mesmo e esquece-se da ação dos demais, dentro da corporação.

  • O que fazer diante disso? Não existe segredo, o melhor caminho sempre será o diálogo. Apresentar, de maneira respeitosa, como você tem se sentido e apontar episódios onde se sentiu desvalorizado, é uma boa saída. Às vezes, o seu chefe pode nem se dar conta do que ele está fazendo e do quanto isso prejudica você.

2- Você se sente em conflito com algum colega de trabalho

As relações interpessoais no trabalho também podem promover grandes impactos emocionais em qualquer pessoa. E se isso já acontece de maneira positiva, imagine quando a relação é negativa? Pois bem. Às vezes, você está se sentindo desmotivado no trabalho pelo simples fato de ter que “encarar” uma pessoa que você não tem grandes vínculos, ou que até mesmo já “brigou” no ambiente de trabalho.

  • O que fazer diante disso? A melhor coisa a se fazer é reduzir a relação ao profissional. Ou seja, não tente ser “amigo” desse colega, apenas trate-o com respeito e consideração no que tange o trabalho. Tentar uma aproximação maior pode prejudicar ainda mais a relação, deixando o ambiente corporativo mais desgastado. Além disso, veja esse nosso conteúdo sobre conflitos no trabalho.

3- Não possui um plano de carreira e não tem perspectiva para o futuro

Ter um plano de carreira estabelecido também é importante. Muitas vezes, você pode estar se sentindo desmotivado no trabalho por não ter uma perspectiva de futuro. E se tudo é igual, todos os dias, qual seria a graça da vida, não é mesmo?

  • O que fazer diante disso? Comece a pensar no seu futuro. Faça aconselhamento de carreira com um profissional organizacional e busque sempre praticar o autoconhecimento e o planejamento para a sua carreira. Acredite, ter um lugar para “chegar” pode lhe dar muita motivação para seguir em frente. Invista em você.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.