BC: portal de cidadania financeira 

O Banco Central, através do portal de Cidadania Financeira do BC, oferta à sociedade diversos materiais para a gestão pessoal. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil, o portal de Cidadania Financeira do BC oferta à sociedade cursos, série de vídeos, programa de orientação financeira para os pequenos, biblioteca e até uma visita virtual ao Museu de Valores.

BC: portal de cidadania financeira 

Conforme informa o site oficial da instituição, fomentar o bem-estar econômico da sociedade faz parte da missão atual do Banco Central. Sendo assim, é para ajudar nesta tarefa que o BC mantém em seu site o portal de Cidadania Financeira.  

O Banco Central oferece à população um portfólio compilado  para ajudar o brasileiro a lidar com o seu dinheiro

O exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros, o assunto Cidadania Financeira não é simples, define o Banco Central. Dentro dessa missão, o Banco Central oferece à população um portfólio compilado  para ajudar o brasileiro a lidar com o seu dinheiro. Visto que a educação financeira é um dos valores do BC em todos os seus projetos.

Orientações disponíveis ao cidadão

De acordo com o site oficial, para o cidadão que busca dicas de educação financeira, o portal permite encontrar orientações sobre o tema a partir de três perfis:

  1.  Planejamento – para quem deseja se planejar;   
  2. Investimento – para quem busca aprender a poupar e investir;     
  3. Endividamento – para quem está endividado.

O BC informa que cada perfil conta com dicas práticas para que o cidadão alcance seus objetivos e aprenda mais sobre como lidar com seu dinheiro. Por isso, uma linguagem desburocratizada faz parte deste processo.

Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) 

 Ademais, o BC informa que o portal também permite ao cidadão interessado informar-se sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF); e consultar os estudos e relatórios sobre Cidadania Financeira publicados pelo BC.  

Serviços diversos e acessos facilitados
  • Finalmente, a partir do portal é possível encontrar links para diversos serviços, como: Calculadora do Cidadão;
  •  Registrato;
  • Biblioteca virtual com vídeos e documentos sobre educação financeira; bem como, a página “Educação financeira em tempos de Covid-19”, criada pelo BC no início de 2020 com o objetivo de oferecer informações e dicas para auxiliar as famílias a enfrentar as dificuldades financeiras trazidas pela pandemia, informa o próprio BC em sua plataforma oficial.

Assim sendo, após entender um pouco mais do portfólio oferecido pelo Banco Central sobre Cidadania Financeira, é possível escolher a melhor maneira de se relacionar com as suas finanças e entender melhor o mercado financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.