Atualidades: conflito entre Armênia e Azerbaijão

Um resumo sobre o tema

O conflito entre Armênia e Azerbaijão: tudo o que você precisa saber

Você sabia que a Armênia e o Azerbaijão são dois países que estão em conflito há muito tempo?

Isso mesmo. Os embates se iniciaram por volta da década de 90 e ainda não terminaram até os dias de hoje.

Como o conflito pode ser abordado em questões de atualidades das principais provas do país, é fundamental que você estude e entenda todas as suas características.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

Armênia e Azerbaijão: introdução

O conflito entre os dois países supracitados se iniciou na década de 90, ao mesmo tempo em que a União Soviética era dissolvida. Após um período de relativa paz, os embates foram retomados no ano de 2021.

Devemos destacar que a razão do conflito entre Armênia e Azerbaijão se encontra no território denominado de Nagorno-Karabakh. O território faz parte da região que recebe o nome de Cáucaso do Sul, mas que já foi denominada de Transcaucásia. Devemos ressaltar que essa região é responsável por fazer uma ligação entre a Rússia e o norte do Oriente Médio.

Ainda, lembre-se de que outros países integram o conflito: a região é disputada por armênios, com o apoio da Rússia, e pelo Azerbaijão, com o apoio da Turquia.

Armênia e Azerbaijão: características

Diversos foram as potências que já dominaram a região em questão. Porém, no período em que o Império Russo dominou Nagorno-Karabakh, uma relativa paz predominava na região, uma vez que a ordem era garantida por meio da força das tropas do império.

Sem as tropas, a região se tornava um palco de conflitos entre duas etnias: os armênios e os azeris. A religião não é a única diferença entre os grupos. Porém, essa possui um peso importante no conflito: enquanto os armênios são cristãos, os azeris têm suas crenças baseadas no islamismo.

Armênia e Azerbaijão: cessar-fogo

No ano de 1994, os governos da Armênia e Azerbaijão assinaram um tratado de paz que declarava um cessar-fogo. Porém, esse governo não é mais considerado válido na atualidade, uma vez que o conflito pelo domínio do território do Cáucaso do Sul ainda acontece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.