Banco Central: ferramentas disponibilizadas para a educação financeira do cidadão

Dentro do portfólio disponibilizado ao cidadão pelo Banco Central, estão diversos programas que visam a educação financeira em várias vertentes.

Dentro do portfólio disponibilizado ao cidadão pelo Banco Central, estão diversos programas que visam a educação financeira do cidadão em várias vertentes.

Banco Central: ferramentas disponibilizadas para a educação financeira do cidadão

O Banco Central informa que possui programas educacionais tradicionais, gratuitos e abertos à toda a população. Sendo um sobre gestão de finanças pessoais e um referente a formação de multiplicadores da série de vídeos “Eu e Meu Dinheiro”. 

Vídeos

Além disso, o BC informa que há uma série de vídeos “Eu e meu dinheiro”, disponível no canal do BC no YouTube. Essa série descomplica a maneira como o cidadão enxerga sua relação com a moeda, com títulos como o “Eu vou levar”, “Filhos da Mama” e “O pão da Avó”. 

  • De acordo com o site oficial do Banco Central, há também os vídeos animados da série SFN: Para que servem os bancos?
  • Qual a importância de manter os bancos saudáveis?
  • Como garantir um sistema financeiro sólido e eficiente? 

Aprender Valor: educação financeira desde a infância

Já para ensinar as crianças e jovens desde cedo a lidar com o dinheiro, o Banco criou o Aprender Valor. Sendo assim, trata-se de um programa que busca apoiar redes de ensino e escolas públicas de Ensino Fundamental para que estudantes em todo o país desenvolvam competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo. 

O BC informa em seu site que a iniciativa é financiada com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com três pilares temáticos – planejar o uso dos recursos financeiros (PLA), poupar ativamente (POU) e gerenciar o uso de crédito (CRÉ) – o Aprender Valor busca alcançar estudantes, professores e gestores escolares. 

Cartilha de informações financeiras para Migrantes e Refugiados

Desenvolvida em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Cartilha possui o objetivo de contribuir para que migrantes e refugiados tenham acesso a informações sobre produtos e serviços financeiros e bancários, informa o Banco Central em seu site oficial. O material está disponível em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e árabe.  

Museu de Valores

Por fim, saindo do convencional, o cidadão pode fazer um Tour Virtual do Museu de Valores e da Galeria de Arte, visitando todos os espaços, exposições e conhecendo um pouco mais do rico acervo artístico e numismático do Banco Central do Brasil, conforme informa a instituição em seu site oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.