Registrato: o histórico do seu relacionamento com as insituições financeiras

O Registrato é o sistema que permite consultar o histórico do seu relacionamento com as insituições financeiras. Entenda esse sistema do BC!

?Entenda o Registrato

O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio, conforme definições do Banco Central.

O que você pode consultar no Registrato?

Através do Registrato é possível consultar:

  • Indicação das suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  • Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome. 
  • Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  • Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos.
  • Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou. 

Conforme informa o BC, qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido pode utilizar o sistema Registrato, mediante prévio cadastramento.

Como realizar o cadastro?

A pessoa física pode acessar o Registrato, para isso deverá se cadastrar previamente, utilizando uma das opções disponíveis na página Cadastramento de pessoa física: celular, internet banking, certificado digital, por correspondência ou pessoalmente na sede do Banco Central em Brasília. Todavia, o BC observa que a opção de cadastramento por celular só está disponível nos aplicativos de algumas instituições financeiras. 

Além disso, como prevenção ao Covid-19, o atendimento presencial em Brasília e o Protocolo Presencial estão temporariamente suspensos. Por isso, a orientação para a pessoa física é que utilize os canais digitais.

Relatórios disponibilizados pelo Registrato

Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:

Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CCS

Contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança).

As informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações.
Sistema de Informações de Créditos – SCR

Já o SCR contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras.

Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais:

Assim sendo, este relatório contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica. 

Relatório de Chaves Pix:

Além disso, o relatório de chaves Pix contém informações sobre a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente (pessoa física ou jurídica) possui uma chave Pix.

Portanto, o Registrato é um instrumento contra fraudes no sistema financeiro, devido as possibilidades de consultas diversas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.