Auxílio Emergencial: veja quem pode sacar quinta parcela nesta quarta, 1

De acordo com o calendário oficial do programa, primeiro grupo de informais já pode sacar quinta parcela do Auxílio

A Caixa Econômica Federal abre nesta quarta-feira (1) a liberação dos saques da quinta parcela do Auxílio Emergencial. Como acontece normalmente, os informais que nasceram em janeiro começam este processo. De acordo com as informações oficiais, eles podem ir até um banco para retirar a quantia em questão.

Segundo o calendário oficial do programa, as pessoas deste grupo receberam essa quinta parcela ainda no último dia 20 de agosto. No entanto, naquele primeiro momento, eles só podiam mexer na quantia de forma digital. Isso quer dizer portanto que eles precisavam usar o app do Caixa Tem ou mesmo o Internet Banking para realizar procedimentos.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, essas pessoas podiam fazer uma série de movimentações como, por exemplo, pagar boletos de bancos. Além disso, eles podiam realizar compras online ou mesmo presenciais nos estabelecimentos que aceitam este tipo de pagamento. Pelo menos é isso o que a regra diz.

De qualquer forma, agora essas pessoas passam a ter uma liberação mais ampla. Eles passam a ganhar a opção de ir até uma agência e retirar a quantia em espécie. A partir daí eles podem usar o dinheiro da forma que acharem melhor. Muita gente acaba optando por essa modalidade de recebimento por achar que é mais prático.

Vale lembrar, no entanto, que muita gente não tem essa escolha. Quem, por exemplo, está com um bloqueio no Caixa Tem ou está com dificuldades de acessar a internet precisa fazer o saque do benefício para ter acesso ao dinheiro. Pelo menos é isso o que a Caixa Econômica está afirmando até este momento.

Saque do Auxílio

De acordo com as regras oficiais do programa, ninguém tem a obrigação de sacar esse benefício. Trata-se portanto de uma escolha. Então se o trabalhador prefere usar o dinheiro todo através do aplicativo Caixa ou do Internet Banking, ele tem todo o direito de fazer isso.

Na verdade, a Caixa Econômica Federal até aconselha que as pessoas façam mesmo isso. Isso porque o país ainda está passando por uma período de pandemia. Dessa forma, quem puder evitar grandes aglomerações, deve seguir fazendo isso. Como dito, é possível realizar uma série de movimentações digitalmente com o dinheiro do Auxílio Emergencial.

Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, algo em torno de 70% do público deste programa usa o app de movimentação do dinheiro. Isso significa afirmar portanto que outros 30% estão preferindo fazer os saques. Vale sempre lembrar que a escolha é do trabalhador.

Próximos pagamentos

Para quem nasceu em janeiro, nós estamos falando aqui do antepenúltimo pagamento do Auxílio Emergencial. Isso quer dizer portanto que faltam apenas mais dois repasses para esse público. Obviamente, isso considerando que o Governo não vai aplicar uma nova prorrogação.

Segundo o calendário oficial do programa, os informais que nasceram em janeiro poderão receber o dinheiro da sexta parcela do Auxílio no próximo dia 21 de setembro. O sétimo e último ciclo devem sair no dia 20 de outubro. Vale lembrar que esse é sempre o grupo que abre as liberações do projeto.

Veja o calendário de pagamentos para os nascidos em janeiro:

  • Sexta parcela – 21 de setembro (saques a partir de 4 de outubro)
  • Sétima parcela – 20 de outubro ( saques a partir de 1 de novembro)

De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 37 milhões de brasileiros estão recebendo o Auxílio Emergencial neste momento. Os valores são os mesmos de sempre. São montantes que vaiam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.