Como falar bem e se expressar melhor?

Descubra quais ações podem lhe ajudar a se expressar melhor.

Saber como falar bem e se expressar melhor é o objetivo de grande parte das pessoas, especialmente daquelas que querem, de algum modo, influenciar outras.

Entretanto, para se expressar melhor é fundamental reconhecer que esse processo de, digamos, “aprendizagem”, é contínuo.

Por isso, neste conteúdo você verá algumas dicas que poderão ser postas em prática dia após dia, viabilizando uma comunicação interpessoal mais assertiva. Acompanhe para saber mais.

Como falar bem e se expressar melhor?

Antes de começar as suas auto atividades, pare e pense: o que é falar bem? O que é se expressar melhor? Você já parou para pensar sobre isso?

Ter essa reflexão pode lhe ajudar a melhorar a sua comunicação de um modo mais alinhado à sua realidade. Por exemplo, às vezes você sente que a sua comunicação não é eficiente por conta de estar falando uma “língua” que o seu público tem dificuldade para entender.

Então, nesse caso, o ideal é adequar a maneira de se expressar e as palavras usadas. Simples assim.

Portanto, comece refletindo sobre a sua forma de se comunicar e, somente depois disso, dê uma olhadinha em nossas dicas:

1- Pense melhor sobre o que você quer falar

Quando foi a última vez que você pensou sobre algo importante que queria comunicar? Você tem pensado sobre isso, ou simplesmente sai “falando o que vem à mente”, sem pensar se o seu discurso faz sentido? Pois é!

Pensar de uma maneira tranquila e sem pressa sobre o que quer dizer é uma boa forma de falar bem e se expressar melhor.

2- Atente-se ao seu tom de voz

O tom de voz também faz toda a diferença na comunicação. Se você falar muito baixo, pode fazer com que a outra pessoa não entenda o seu discurso; se falar muito alto, poderá colocar o outro em um estado de “defensiva”, ignorando o que você tem a dizer.

3- Gesticule, mas não exagere

Gesticular também pode lhe ajudar a falar bem e se expressar melhor. Mas, obviamente, não exagere nos movimentos. Gesticule de acordo com o seu discurso, demonstrando um pouco mais de maleabilidade no que está sendo dito.

Se você ficar muito parado, o discurso pode ser entediante e desinteressante.  Assim como, no contrário, gesticular demais fará você parecer muito “desajeitado” e “hiperativo”.

4- Simplifique a sua comunicação de acordo com o seu público

Atente-se ao público que está recebendo a sua mensagem. Ele é muito importante e merece a sua atenção, antes de qualquer coisa.

Afinal, não adianta você gesticular bem, ter boa dicção e usar um tom de voz assertivo se, simplesmente, a mensagem não estiver de acordo com quem a ouve.

Portanto, conheça o seu público e use uma linguagem que seja simples para ele compreender o que você quer dizer.

5- Pratique lendo em voz alta

Por fim, procure sempre praticar a sua fala através da leitura em voz alta. Aqui, inclusive, você pode gravar áudios da sua leitura e avaliar quais palavras precisam de mais dicção e quais são os ajustes necessários no tom de voz.

Tudo isso lhe ajudará a falar bem e se expressar melhor. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.