Auxílio Brasil: pagamentos serão retomados nesta semana. Veja calendário

De acordo com o Ministério da Cidadania, pagamentos do Auxílio Brasil serão retomados na próxima sexta-feira (18)

O Governo deve retomar nesta semana os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do calendário oficial de repasses, na próxima sexta-feira (18) os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) que termina em 1 poderão pegar o dinheiro em suas contas da Caixa Econômica.

Segundo o Ministério da Cidadania, as regras do benefício seguem basicamente as mesmas. O Governo seguirá com a divisão das pessoas em 10 grupos de acordo com o algarismo final do seu número do NIS. Além disso, eles também seguem com a ideia de pagar o projeto nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Veja no calendário abaixo:

O Ministério da Cidadania afirma que pouco mais de 18 milhões de pessoas receberam o Auxílio Brasil em fevereiro. Esse número, no entanto, pode mudar em março. Isso porque o benefício em questão não é estático. Todos os meses, o Governo realiza novas entradas no programa e novas exclusões de contas também.

Isso quer dizer, portanto, que alguns usuários que ainda não estão na folha de pagamento, poderão fazer parte do programa a partir deste mês de março. Em entrevista, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o objetivo do Governo Federal é manter a fila de espera para o projeto zerada neste ano.

Do mesmo modo, o Ministério da Cidadania pode fazer exclusões de perfis. Isso quer dizer, portanto, que algumas pessoas que receberam o benefício em fevereiro podem sair do grupo de beneficiários em março. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como descoberta de irregularidades ou mesmo falta de cumprimento de todas as regras do projeto.

As informações

O cidadão que ainda não recebeu nada no Auxílio Brasil e quer saber se poderá entrar, terá a oportunidade de fazer isso no app oficial do próprio programa. Esse aplicativo está disponível nas lojas de celulares.

O mesmo vale para as pessoas que já fazem parte do projeto e querem saber se poderão seguir dentro da folha de pagamento. De acordo com o Ministério da Cidadania, esses cidadãos poderão usar esse app para pegar essa informação.

O Governo Federal deverá divulgar ainda nesta semana os novos números de março do Auxílio Brasil. Segundo as informações de bastidores, a tendência é de que o número de usuários do benefício cresça mais uma vez.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, para ter direito ao Auxílio Brasil o cidadão precisará ter um conta ativa no Cadúnico. Porém, esse não é o único passo para tentar receber o dinheiro.

Ainda segundo o Ministério, além de ter um perfil no Cadúnico, o cidadão precisa atentar para a sua renda per capita. Quem está em situação de extrema-pobreza tem direito de receber o benefício independente de qualquer outra informação.

Quem está em situação de pobreza também tem esse direito. Entretanto, neste caso ele precisará morar com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade. As pessoas que possuem uma renda per capita acima dos R$ 210 não podem receber o Auxílio Brasil, mesmo que estejam dentro do Cadúnico.

Comentários estão fechados.