Dicas para construir um Currículo Lattes

O Currículo Lattes é um documento que tem como objetivo padronizar e registrar as informações dos alunos de ensino superior e de pesquisadores brasileiros. Ele é muito mais abrangente do que um currículo tradicional e funciona como uma base de dados que descreve detalhadamente os trabalhos e experiências de um profissional.

Desse modo, com o Currículo Lattes é possível participar de processos seletivos e concorrer a bolsas de pesquisa, eventos científicos e uma série de outros benefícios acadêmicos. Confira abaixo como construir o seu currículo.

Como criar um Currículo Lattes?

Primeiramente, para começar é preciso criar um cadastro na Plataforma Lattes por meio de um login e uma senha. Ao entrar na página inicial, o sistema vai pedir alguns dados pessoais como foto de perfil, número de CPF, nacionalidade, nome dos pais, número de identidade, etc.

Após isso, é o momento de detalhar as suas experiências acadêmicas. É importante selecionar com cuidado as informações colocadas, pois tudo será avaliado e confirmado pela plataforma para garantir a veracidade dos dados.

Por isso, a cada experiência é preciso informar o nome da instituição, a área de estudo ou atuação e o ano de início de conclusão. Além disso, você deve registrar trabalhos produzidos como monografias, teses, dissertações, artigos científicos e até prêmios recebidos.

Após as primeiras etapas, a plataforma fará um resumo dos dados. Assim, depois de conferir as informações, você pode finalizar o cadastro. Lembre-se de manter seu cadastro atualizado e edite o documento a cada novo acontecimento profissional relevante.

As atualizações costumam demorar para serem inseridas no currículo visto que são revisadas e checadas por uma equipe do CNPQ.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.