Auxílio Brasil: grupo afirma que não está conseguindo sacar benefício

De acordo com relatos de usuários, várias pessoas não estão conseguindo sacar o dinheiro do Auxílio Brasil nas agências bancárias

Um grupo de usuários do Auxílio Brasil está dizendo que não conseguiu sacar o dinheiro do benefício nesta semana. Uma reclamação em comum chama atenção: é que todos eles estão recebendo a informação de que outras pessoas realizaram o saque do projeto em outros estados. Pelo menos isso é o que a Caixa está dizendo.

De acordo com esses relatos, esses indivíduos estão se surpreendendo porque ao chegar na agência bancária eles estão percebendo que não tem dinheiro nenhum lá. A surpresa é grande também porque o banco constata que outras pessoas de outros estados estão retirando esse montante.

Ainda não se sabe ao certo o que pode estar acontecendo. Há a chance de toda essa situação se tratar de um golpe produzido por quadrilhas que estão espalhadas pelo Brasil. Mas há também uma chance de ser apenas um erro no sistema dos pagamentos e aí o dinheiro acabou indo para um outro lugar.

A Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por esses repasses, se pronunciou sobre o assunto. De acordo com a instituição, eles já estão apurando o que pode estar acontecendo com esses pagamentos neste momento. Eles disseram até que estão em contato com a Polícia Federal (PF).

O objetivo do Governo Federal neste momento é tentar evitar ao máximo que isso acabe sendo um problema que se espalhe para outras pessoas. Não se sabe neste momento quantos indivíduos não conseguiram sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial neste mês de novembro, mas pelo volume de repasses, não parece ser muita gente.

O que fazer se isso acontecer com você

Pelo que se sabe até aqui, essa é uma situação que não atingiu muitos usuários, mas o fato é que pode acabar acontecendo com qualquer um. Caso seja o seu caso, é preciso abrir um processo de contestação.

Para fazer isso, é importante ir até uma agência da Caixa Econômica e falar com um atendente. Nesse processo, é importante levar a documentação como CPF e um documento de identificação com foto.

Conselhos da DPU

De acordo com informações da Defensoria Pública da União (DPU), o usuário que passar por essa situação tem mesmo que realizar um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia. Logo depois, precisa procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

Caso o cidadão não consiga resolver a situação por lá, a dica é procurar a Defensoria Pública mais próxima. Por lá, agentes estão preparados para lidar com casos desse tipo. E aí vale não apenas para esse problema específico, mas com qualquer situação que mexa com o Auxílio Emergencial.

Caixa conclui calendário do Auxílio Brasil

Vale lembrar que o Governo Federal está concluindo justamente nesta quinta-feira (23) os pagamentos da segunda rodada do Auxílio Brasil. Então, o que se sabe é que 14,5 milhões de brasileiros já receberam o benefício em questão.

A expectativa é de que os pagamentos do Auxílio Brasil sejam retomados no final do próximo mês de janeiro. Como de costume, o calendário oficial do programa vai atender sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.