Estudantes do Complexo do Salgueiro poderão pedir a reaplicação do Enem, informa o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 prejudicados por operação da polícia no Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, poderão solicitar a reaplicação das provas. 

A ação policial que resultou em, ao menos, nove mortes, aconteceu no último domingo (21), primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2021. De acordo com moradores, por conta da ação policial, cerca de 500 estudantes não puderam comparecer às provas. 

Devido ao ocorrido, a Defensoria Pública da União (DPU) solicitou ao Inep à reaplicação do Enem para esses estudantes. Além de solicitar a reaplicação, o documento pediu ainda que a autarquia federal apresente o número de estudantes que moram ou que fariam o exame na região e que faltaram à prova.

Moradores de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, organizaram abaixo-assinado fazendo a mesma solicitação. No documento, eles afirmam que muitos jovens tiveram medo de sair de casa em meio aos tiros. 

Período para solicitar a reaplicação

De acordo com o edital do Enem 2021, a reaplicação está prevista em caso de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, e também devido a problemas logísticos. Desse modo, os estudantes que não puderam comparecer por esses motivos devem solicitar a reaplicação na Página do Participante

O período para envio dos pedidos, que exigem documentos comprobatórios, tem início nesta segunda-feira, 29 de novembro, e vai até o dia 3 de dezembro. A reaplicação do exame será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação das provas do Enem PPL. 

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep encerra inscrições para 2ª etapa do Revalida 2021 neste domingo (28).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.