Auxílio Brasil: fila pode acabar em dezembro, mas pagamentos só saem em janeiro

Ministro da Cidadania prometeu que vai acabar com a fila de espera do Auxílio Brasil ainda este ano. Mas isso não significa dinheiro na conta

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que vai acabar com a fila de entrada do Auxílio Brasil ainda neste ano de 2021. Isto quer dizer que eles irão inserir mais de 2 milhões de brasileiros na folha de pagamento do programa. Essa declaração acabou causando muita confusão na cabeça de muita gente.

Afinal, o que isso significa na prática? O dinheiro vai sair esse ano ainda? Para isso, eles irão criar um novo calendário? É preciso ter calma para entender todo o contexto. Na fala do Ministro, ele deixa claro que vai acabar com a fila de entrada no projeto, mas ele não cita nada sobre os pagamentos.

Explica-se: pelo que o Ministro da Cidadania disse, novas pessoas serão selecionadas para entrar no Auxílio Brasil ainda neste ano de 2021, mas elas não irão receber nada agora. Isso quer dizer que elas apenas irão passar a fazer parte do grupo de beneficiários do programa em questão, mas isso não significa dinheiro no bolso.

O que deve acontecer de fato é que esses novos usuários irão começar a receber os seus pagamentos a partir da terceira liberação. E isso está marcado para janeiro do próximo ano. Então quem entrar na folha de liberação do programa agora em dezembro deve começar a pegar o dinheiro do benefício apenas no próximo mês.

E aí os valores já estarão turbinados. Eles passam a ter a garantia de que durante todo o ano de 2022, eles irão receber no mínimo R$ 400 todos os meses. Isso considerando que eles continuarão seguindo todas as regras para receber o dinheiro do benefício. Pelo menos é isso o que se sabe ate aqui.

Quem vai ter preferência?

De acordo com informações do próprio Governo Federal quem vai ter preferência de entrar no Auxílio Brasil são as pessoas que estão na fila de espera de entrada. De acordo com o Consórcio Nordeste, mais de 2 milhões estão nesta situação.

Mas não dá para saber quais pessoas que estão nesta fila irão conseguir entrar de fato. O Governo deve fazer essa divulgação ainda este ano. Pelo menos foi isso o que próprio Ministro da Cidadania.

Estou na fila, entro em janeiro?

Não há garantia disso. Como dito, não se sabe exatamente quantas pessoas estão nesta fila de espera para entrar no programa. O que se imagina é que o número seja bem menor do que se tem oficialmente em termos de dados.

Então se o número de vagas que o Governo vai oferecer for menor do que o número de pessoas que precisam entrar, então o que dá para dizer é que uma parte vai conseguir entrar e a outra não, pelo menos neste primeiro momento.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda neste último mês de novembro. Naquele primeiro momento, o dinheiro estava indo apenas para as pessoas que estavam recebendo o Bolsa Família até outubro deste ano.

E isso não mudou. Até mesmo agora em dezembro deste segue sendo o público alvo. O que mudou mesmo para este segundo pagamento. A partir de agora, ninguém está recebendo menos do que os R$ 400. Pelo menos é isso o que o Governo Federal está dizendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.