Por que atrasos são tão malvistos – Entenda

Entenda, neste texto, por que muitas pessoas dizem que atrasos são tão malvistos, embora outras tenham orgulho de dizer que “sempre se atrasam um pouquinho”.

Reflita com a gente e, caso você seja do time dos atrasados, pondere sobre a possibilidade de mudar esse mau hábito. 😉

Vamos lá!

Por que os atrasos são tão malvistos – Entenda e mude o seu comportamento!

Sim, a gente sabe que, no nosso país, muitas pessoas normalizam os atrasos. Há quem diga que pode ser visto como um “charme” ou “traço de personalidade”.

Porém, quando nos abrimos para o mundo como um todo, nos deparamos com outra realidade: os atrasos são tão malvistos que podem queimar a sua imagem profissional e pessoal de maneira profunda.

E quer saber por que o atraso é tão negativo, mesmo quando ainda ouvimos que é algo “normal”? Então leia as reflexões a seguir:

1. Atraso é, antes de qualquer coisa, falta de respeito

Você já parou para pensar que, em muitos lugares, os atrasos são tão malvistos pelo simples fato de eles denunciarem uma falta de respeito e consideração pelo outro? Pois é!

Quando nos comprometemos com alguém, estamos fazendo um acordo. Esse acordo garante que o nosso horário e o horário da outra pessoa estejam alinhados para determinado período.

Quando nos atrasamos, toda a agenda da outra pessoa passa a ficar comprometida. Afinal, se você não chegar no tempo estipulado, pode ser que a conversa precise se estender. E isso gera impactos negativos na vida de uma pessoa organizada.

Portanto, o atraso é visto como uma falta de respeito com relação ao tempo alheio. Não seja uma pessoa desrespeitosa!

2. Uma pessoa atrasada também atrasa a vida dos outros

Seguindo o gancho do que mencionamos acima, uma pessoa atrasada pode impactar expressivamente na vida do outro, deixando-o também atrasado.

Sabe como? É simples: vamos supor que você trabalhe com marketing digital. Para isso, precisa entregar textos e anúncios para o cliente X. Mas, na hora de entregar, você se atrasa e não cumpre o prazo.

A consequência é que o seu cliente não pode anunciar, pois não tem o material necessário. E, com o passar do tempo, perde clientes e faturamento pelo simples fato de você não ter cumprido com a sua palavra.

Consequentemente, o seu atraso em uma entrega promove o atraso na vida de tantas outras pessoas.

3. O atraso recorrente demonstra falta de organização e foco

Você quer passar uma imagem profissional de pessoa desorganizada, sem foco e sem concentração alguma? Pois é…

Os atrasos são tão malvistos pois eles denunciam um desleixo para com o serviço prestado. E isso pode acabar com qualquer carreira!

4. As pessoas acreditam que não podem mais contar com você

Por fim, as pessoas podem começar a acreditar que não podem mais contar com você. Afinal, elas sabem que, caso solicitem algo, não irão receber no período acordado. E isso pode gerar prejuízos para elas.

Portanto, esse é um motivo que torna os atrasos são tão malvistos: prejuízos. E, consequentemente, faz com que você deixe de ser requisitado, a ponto de ficar de lado pelo resto da sua carreira.

Cuidado com os seus atrasos sem imprevistos ou sem justificativas plausíveis: você pode estar pondo a sua carreira em risco!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.