Rotina organizada: Como construir uma?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma rotina mais organizada.

Uma rotina organizada é capaz de manter o bem-estar e a produtividade em níveis mais elevados. Isso se deve ao fato de que conseguimos agir em tempo hábil, sem sobrecarregar a mente e o corpo.

Mas se você ainda não sabe como construir uma rotina adequada para você, sugerimos que você leia este artigo até o fim. Quem sabe nós possamos lhe ajudar dessa forma. 🙂

Como construir uma rotina organizada e ser mais produtivo e feliz?

Uma rotina organizada deve ser construída de maneira gradativa. Afinal, hábitos saudáveis não são concretizados da noite para o dia, concorda? Por isso, o primeiro ponto sempre será exercitar a sua paciência e persistência, pois a partir delas você começará a instaurar uma rotina de qualidade.

Abaixo, portanto, damos algumas dicas que poderão ser úteis nesse sentido.

1- Comece construindo uma rotina prazerosa para a hora de acordar

O momento em que acordamos é crucial para o nosso humor e a nossa produtividade no restante do dia. Não é à toa que vemos muitas pessoas dizendo que o dia foi ruim porque acordou com “o pé esquerdo”.

Sendo assim, estabeleça uma rotina da manhã que seja tranquila e prazerosa, e evite o uso do botão “soneca” do seu despertador.

Quanto mais tempo você tiver para cuidar de si, se exercitar e se alimentar logo cedo, mais disposto você se sentirá para cumprir as tarefas do dia.

2- Crie uma lista de tarefas para o seu dia e use o método de complexidade

Sempre crie uma lista de tarefas que priorize aquelas que são mais complexas para serem feitas no primeiro bloco de tempo do dia. Mas, ao mesmo tempo, não tente cumprir todas as tarefas difíceis seguidamente, pois isso pode cansar a sua mente.

Mas sim, intercale algumas mais complexas com outras mais simples, para que estas “menores” sirvam como um “pausa”.

Da mesma maneira, lembre-se de incluir prazos específicos para as suas tarefas, de acordo com a complexidade e urgência.

3- Estabeleça horários fixos para as suas refeições principais

Tenha horários fixos para as suas refeições, especialmente as principais. Isso irá construir uma rotina organizada e fará com que você se sinta mais regrado e motivado para cumprir as suas atividades.

Afinal, você pode se comprometer de terminar determinada tarefa antes do almoço, por exemplo. E isso pode ser bastante motivador. 😉

4- Estabeleça horários para pausas periódicas no trabalho

Não queira resolver tudo de uma vez e sem dar nenhuma pausa. Isso apenas cansará a sua mente e irá diminuir a sua produtividade.

Sendo assim, saiba estabelecer horários para pausas periódicas e consistentes, pois são elas que irão lhe ajudar a descansar um pouco e a se motivar para mais um desafio.

E isso é muito importante para você manter o foco e a concentração. 😉

5- Ao montar a sua rotina, respeite os seus limites pessoais

Lembre-se de que para ter uma rotina organizada você também deve respeitar os seus limites pessoais. Em outras palavras, não adianta querer ser organizado a ponto de ler um livro por dia, se você sabe que não consegue absorver e interpretar tanto texto assim.

Construa uma rotina que seja adequada para você e vá desenvolvendo-a aos poucos. Sempre a reajuste de acordo com as suas necessidades e tenha mais produtividade dessa forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.