Como conseguir abandonar um mau hábito?

Conseguir abandonar um mau hábito pode parecer a tarefa mais difícil do mundo, porém, com estratégias inteligentes ela poderá ser facilitada.

Para isso, você precisará se autoconhecer e observar a sua personalidade como um todo. Além de prestar atenção em toda a sua rotina e tentar fugir do piloto automático que, muitas vezes, nos colocam à prova de nosso autocontrole.

Quer entender como você pode melhorar a sua saúde com pequenas mudanças de hábitos? Então continue lendo!

Como conseguir abandonar um mau hábito?

Você sabia que aproximadamente 40% do tempo, em nosso dia-a-dia, passamos simplesmente agindo no modo de “piloto automático”? Isto é, todo o esse tempo é dedicado aos nossos hábitos, sem que pensemos sobre como estamos agindo? Pois é!

Esse tipo de atitude se deve ao fato de que, inevitavelmente, nem sempre estamos prestando atenção em tudo que fazemos. Inclusive, técnicas como a conhecida mindfulness vêm com o intuito de fazer com que prestemos mais atenção ao nosso presente e ao que está acontecendo em nossa volta.

Essa forma “nova” de enxergar a vida melhora a maneira como nos portamos e lidamos com impulsos e desejos, por exemplo, de fumar, comer ou assistir televisão.

Mas além disso, outras atitudes também podem impactar as nossas rotinas e nossos hábitos. Veja abaixo:

1- Acredite que você é capaz

O primeiro passo para conseguir abandonar um mau hábito é acreditar que você é capaz. Sim, pode parecer algo superficial, mas quando nós mesmos não acreditamos em nós, a nossa mente irá trabalhar em prol de nossa sabotagem. Assim, quando tudo der errado, pensaremos “já era de se esperar” e, consequentemente, desistimos do projeto.

2- Não tente implementar mudanças bruscas

Você não precisa querer mudar os 40% do seu tempo diário, descartando TUDO que você faz e que, aparentemente, pode ser entendido como um mau hábito.

Além de ser impossível, essa mudança brusca poderá simplesmente tirar as suas energias de seguir em frente. Por isso, busque criar mudanças gradativas e foque em um mau hábito de cada vez. Tentar mudar muita coisa ao mesmo tempo poderá apenas lhe atrapalhar.

3- Conheça os seus “pontos vulneráveis”

Conhecer os seus pontos fracos é essencial para conseguir abandonar um mau hábito. Isto é, se você quer parar de beber, mas gosta de sair com os amigos para um bar, que tal trocar o roteiro do passeio?

Afinal, ao estar em um bar com amigos, pode ser que eles peçam bebidas e você se sinta tentado a desistir do seu plano.

4- Cuidado com as crises de estresse e ansiedade

Quando estamos com crise de ansiedade ou estresse, tendemos a ficar ainda mais vulneráveis com relação às nossas atitudes e maus hábitos.

Por isso, procurar manter um ambiente mais propício ao bem-estar e evitar o acúmulo de funções pode diminuir este tipo de sensação que, no curto prazo, gera tomadas de decisão impulsivas que podem por à prova a sua mudança de hábito.

5- Substitua os hábitos ruins por algum bom

Por fim, lembre-se de que “a troca” de hábitos pode ser uma atitude mais justa com você do que simplesmente abandonar o que pode ser ruim.

Para isso, procure fazer com que o momento de assistir televisão se transforme na leitura de um livro, por exemplo.

 

Com essas pequenas medidas você já conseguirá mudar a sua forma de lidar com a sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.