Imagem profissional de confiança: Como passar uma imagem assim?

Construir uma imagem profissional de confiança é um trabalho contínuo e, até certo ponto, árduo. Não se desenvolve uma imagem positiva da noite para o dia, mas facilmente se destrói uma imagem bacana de uma hora para outra.

Por isso, devemos estar sempre atentos à imagem que transparecemos em nosso trabalho. Assim construiremos uma carreira mais sólida e bem desenvolvida.

E para lhe ajudar nesse objetivo importante, desenvolvemos uma série de dicas que podem ser úteis. E, antes, também oferecemos algumas considerações sobre a imagem de confiança. Vamos lá!

O que pode ser entendido como uma imagem profissional de confiança?

Antes de qualquer coisa, devemos analisar o que pode ser entendido como uma imagem profissional de confiança. Basicamente, uma imagem de confiança é bem instaurada quando você percebe que:

  • Seu chefe confia em você;
  • A sua opinião é bastante solicitada no ambiente de trabalho;
  • As pessoas admiram o seu trabalho;
  • Os seus colegas e superiores sentem liberdade de lhe dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos;
  • Os seus resultados no trabalho são positivos;
  • As pessoas oferecem responsabilidades para você; entre outros fatores.

Sendo assim, analise como está a sua imagem profissional hoje e, em seguida, considere as nossas dicas para impulsioná-la ainda mais.

Como desenvolver uma imagem profissional de confiança?

Agora que você já entendeu o que é e como se vive uma imagem profissional de confiança no ambiente de trabalho, veja agora como desenvolver esse perfil:

1- Esteja atento aos seus pontos fortes e fracos

Atente-se aos seus pontos positivos e negativos. Para isso, mergulhe no autoconhecimento. Dessa maneira você conseguirá incluir, na sua rotina, as suas maiores habilidades profissionais. Além disso, poderá encontrar formas de lidar com as suas falhas da melhor maneira possível.

2- Compreenda as regras de conduta da empresa

Saiba como funcionam as regras de conduta da sua empresa. Essa informação será uma das bases para você ter uma boa imagem profissional. Afinal, se você agir contra às regras da empresa, como que os outros vão confiar em você?

3- Seja uma pessoa mais proativa

Busque ser uma pessoa mais proativa e mostre o seu interesse em resolver as questões que surgem no dia a dia de trabalho. Dessa maneira você conseguirá estabelecer uma imagem de pessoa focada e decidida, o que gerará mais confiança nos outros.

4- Colabore com os seus colegas de trabalho

Seja uma pessoa positiva e que colabora com os colegas de trabalho. Isso quer dizer que para se ter uma imagem profissional de confiança é preciso estar envolvido com a equipe.

Não adianta agir apenas sozinho, fechado no seu mundo. Mas sim, é interessante você buscar ser o suporte de outras pessoas, quando possível. Afinal, assim elas também se sentirão instigadas em lhe ajudar quando necessário. 😉

5- Comunique-se e vista-se adequadamente

Lembre-se de que a maneira como você se veste e se comunica também faz toda a diferença na imagem que você passa. Para isso, lembre-se das regras de conduta da empresa: é nelas que você encontrará as melhores dicas de como se vestir e se portar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.