Além da Poupança – Saiba Onde Investir a Reserva de Emergência

Analise a liquidez, o risco e a previsibilidade para investir a sua reserva de emergência

Uma reserva de emergência é muito importante e deve ser considerada dentro de um planejamento financeiro pessoal. Por isso, é importante ter em mente que nunca é tarde para começar a organizar suas finanças. No entanto, muitas pessoas possuem algumas dúvidas referente a melhor maneira de investir esse valor. 

 Existem algumas opções que podem ser interessantes para quem deseja diversificar seus investimentos, para que a poupança não seja a única opção. Por isso, veja o que você deve conferir para escolher o melhor investimento para a sua reserva de emergência. É necessário que você analise a liquidez, o risco e a previsibilidade do seu investimento.

Liquidez – Primordial para investir a reserva de emergência

A liquidez dos investimentos é muito importante dentro das opções disponíveis para que invista a sua reserva de emergência.

Por isso, você deve escolher opções de investimentos que possuem alta liquidez, já que a liquidez transforma o ativo investido em caixa.

Risco

O risco é um fator inerente ao ramo de investimento. No entanto, ele precisa ser analisado. Por isso, é importante que para investir a sua reserva de emergência analise esse fator e opte pelos investimentos de menores riscos.

Previsibilidade

 A previsibilidade é importante quando pensamos em reserva de emergência. Já que se refere a um valor que você pode precisar sacar a qualquer momento.

Essa análise requer que o investidor verifique a previsibilidade de ganho e em quanto tempo. Veja algumas opções importantes para que você possa investir a sua reserva de emergência. 

Tesouro Selic

O Tesouro SELIC é uma opção adequada para uma reserva de emergência por conta da sua liquidez. Bem como, é uma opção rentável e, por isso, é uma das primeiras opções de quem deseja algo além da caderneta de poupança.

 Além disso, o Tesouro Selic também apresenta risco baixo e você pode investir valores baixos, a partir de R$ 30,00. 

Fundos de Renda Fixa Referenciados DI

Os Fundos de Renda Fixa Referenciados DI Investem uma parte do dinheiro em títulos de renda fixa. Sendo assim, a sua rentabilidade é próxima à estabilidade do CDI.

 É importante se atentar ao fato de que esse não é um investimento protegido pelo FGC, o fundo garantidor de créditos. Ou seja, se isso for primordial para você é melhor analisar outras possibilidades.

.CDB com liquidez diária

O CDB com liquidez diária é outra opção de renda fixa, segura e que possui boa previsibilidade. Além disso, o CDB é tido como um investimento de liquidez alta, já que os  CDBs podem render até 100% do CDI. 

Sendo assim, é importante que faça um planejamento financeiro pessoal e verifique as opções viáveis para que você possa diversificar investimentos para aumentar o rendimento da sua reserva de emergência.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.