Tesouro Selic ou CDB? Veja como investir sua reserva de emergência

Opções de investimento para reserva de emergência 

Uma reserva de emergência é uma necessidade e serve para lidar com imprevistos de forma estratégica. Por isso, ao realizar um planejamento financeiro, deve-se viabilizar uma reserva de  emergência, pois assim é possível lidar melhor com situações externas e não controláveis. 

Sendo assim, a reserva de emergência é importante para situações não controláveis, ao passo que deve criar uma poupança para outros objetivos em longo prazo.

Exatamente pelo fato de uma reserva de emergência ser um valor destinado para ficar guardado, muitas pessoas estão saindo da poupança para investir em renda fixa, por conta da alta liquidez.

Aplicação do valor possui maior rentabilidade que a poupança 

 Além disso, ao aplicar o seu dinheiro em um investimento, a rentabilidade no período em que estiver acordado tende a ser maior  do que a poupança.

A reserva de emergência é uma adaptabilidade de cada família, no entanto, especialistas em finanças dizem que o ideal é que você tenha pelo menos seis meses de custos fixos guardados. Ou seja, uma base equivalente ao sustento de sua família por um semestre.

Sendo assim, para que possa viabilizar uma reserva de emergência, é importante que tenha um levantamento da situação financeira atual para que possa realizar um planejamento financeiro.

Falamos sobre planejamento financeiro neste artigo. A ideia de investir em uma reserva de emergência é atraente por conta dos juros compostos que ficam a seu favor ( não contra você, como ocorre na sua fatura de cartão de crédito). Sendo assim, muitas pessoas investem sua reserva de emergência em um fundo de renda fixa, veja algumas opções.

 Tesouro SELIC

Os títulos emitidos pelo governo, nos quais você estaria emprestando dinheiro para os setores públicos como saúde,  educação dentre outros. 

O tesouro SELIC rende em cima da taxa SELIC. Sendo assim, o  investimento no tesouro SELIC é considerado uma boa opção para uma reserva de emergência, embora tenha sofrido uma queda no último ano.

Esse título possibilita que você possa repassá-lo a qualquer momento, ou seja, o próprio governo faz a recompra. Sendo assim é possível diversificar dentro dessa opção.

 CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O funcionamento do CDB é muito próximo ao do tesouro SELIC. No entanto, existem inúmeros produtos CDB no mercado atualmente. Porém, os especialistas orientam que para a reserva de emergência você busque por um CDB de com liquidez diária.

Isso porque você não sabe em que momento precisará desse dinheiro e poderá resgatar o valor a qualquer momento. Sendo assim, ao aderir ao CDB de liquidez diária você pode resgatar o valor no mesmo dia de sua solicitação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.