Dicas de Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento financeiro pessoal e a poupança direcionada

Economizar dinheiro pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente quando as pessoas estão endividadas e não conseguem se localizar dentro do momento atual, por isso, é fundamental o planejamento financeiro pessoal.

Sendo assim, veja algumas dicas para que possa viabilizar um planejamento pessoal, guardar dinheiro e direcionar uma poupança para que faça uma reserva de emergência, ao passo que posteriormente possa alcançar seus objetivos pessoais.

Viabilize seus controles

Os controles são fundamentais para uma pessoa que precisa se planejar, assim como uma empresa não consegue se direcionar sem controlar seu fluxo de caixa, uma pessoa física também não, por isso, o fluxo de caixa deve ser inserido na rotina das pessoas.

Por isso, analise suas entradas e saídas financeiras através de uma planilha ou controle por um caderno. Visto que o mais importante é que seja sincero nessa primeira etapa. Bem como, anote sua renda integral, não apenas ao que se refere ao salário fixo, caso possua alguma renda extra, mesmo que seja sazonal.

Coloque seus gastos reais, ou seja, insira pequenas compras feitas na rotina que acabam fugindo à sua percepção de gastos.

 Categorize as despesas 

Organize categorias que façam sentido para você. Por exemplo, os custos fixos e os custos variáveis podem ser organizados de acordo com a sua rotina.

Os custos fixos são aqueles nos quais você não pode alterar e na prática, não pode deixar de pagar. São os custos referentes à sua sobrevivência, como as contas de consumo (água, luz, telefone, aluguel etc.).

Já os custos variáveis são aqueles que podem ser alterados, podem ser pequenas compras que você faz sem perceber, no entanto, acabam com seu saldo financeiro em pouco tempo.

Elimine gastos desnecessários

Para uma pessoa endividada pode soar estranho ouvir que possui gastos desnecessários. No entanto, sempre tem alguma coisa que você pode viabilizar dentro de um fluxo financeiro.

 De repente, se o percentual gasto aleatoriamente for maior dentre os custos variáveis, há mais chance de você economizar futuramente. Sendo assim, verifique o que pode ser eliminado sem que prejudique a sua rotina. 

Pode ser que troque sua conta corrente de um banco tradicional para um banco digital, que é totalmente isento de taxa. Ou ainda, elimine uma assinatura de streaming, por exemplo. Assim, são pequenas mudanças que podem fazer diferença no final do mês.

 Reserva de emergência através de seu planejamento financeiro pessoal

Direcione um percentual do seu rendimento para a poupança com o objetivo de criar uma reserva de emergência.

No entanto, não se pressione para garantir um valor alto. Pois, como está organizando suas finanças, o foco deve ser no hábito de guardar dinheiro. Posteriormente, poderá aumentar a quantia guardada na poupança.

 Além disso, é possível criar uma segunda poupança para um objetivo específico. Dessa forma, poderá selecionar um valor mínimo aceitável estipulado por você mesmo. Pois, ainda que sejam valores baixos, é importante focar no ato de guardar dinheiro, já que esse fator é muito mais um hábito pessoal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.