Exclusão escolar: Um desafio maior com a pandemia

A exclusão escolar é um problema presente sobretudo em países de terceiro mundo. O Brasil, nesse sentido, acaba sofrendo ano após ano com o problema e com a pandemia do novo coronavírus a situação se agravou.

Para se ter uma ideia, no final do ano letivo de 2020, ao menos 5 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos estavam fora da escola ou sem acesso algum às atividades escolares. 

Ou seja, 13,9% dessa parcela da população em todo país, de acordo com o relatório divulgado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). 

No entanto, antes da pandemia de acordo com dados do Pnad 2019, o motivo principal para crianças entre 6 e 10 anos não estarem na escola é a “falta de vaga”, somando 33,6% da pesquisa. 

Os dados da UNICEF também revelam que a maioria dos jovens que estão fora da escola são pretos(as) ou pardos(as) e indígenas.

A maioria das famílias (61,9%) que fazem parte desse grupo sobrevivem com renda per capita de meio salário mínimo. Já quando analisa-se por região, a exclusão é maior no Norte e Centro-Oeste. 

Além disso, a UNICEF realça que além da exclusão escolar, outro enorme problema no Brasil é a reprovação escolar de milhares de estudantes brasileiros, em 2019, foram 2,1 milhões de estudantes reprovados. 

A exclusão escolar poderá aparecer em diversos vestibulares do Brasil, assim como no Enem, por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do tema. 

Exclusão escolar: Como enfrentá-la?

Os dados demonstrados pela UNICEF são preocupantes e o país necessita de medidas para mudar o cenário da escolarização no Brasil. 

Uma força tarefa em conjunto com professores, profissionais da saúde, assistência social, iniciativa privada, entre outras entidades, pode ser um caminho. 

Abrir um diálogo produtivo com os estudantes que estão fora da escola e seus responsáveis para entender os motivos da evasão escolar. 

Alguns problemas podem ser elencados, podemos citar alguns deles:

  • O horário das aulas é um problema para conciliar com as atividades da família 
  • Distância da escola para casa ou ambiente de trabalho
  • Não possui acesso a internet
  • Entre outros 

São enormes os desafios para combater o problema e levar crianças e adolescentes de volta ao ensino. 

Além disso, segundo a UNICEF, para enfrentar a exclusão escolar é necessário fortalecer o sistema de garantia de direitos, através do desenvolvimento de políticas públicas. 

A enorme crise econômica agravada pela pandemia, revelou a urgência em políticas governamentais de repasse de renda. 

Ademais, por conta do isolamento social, crianças e adolescentes passam a ficar ainda mais vulneráveis e por isso as autoridades devem trabalhar contra a violência doméstica. 

E então, gostou de entender um pouco mais sobre a exclusão escolar?

Não deixe de ler também – Atualidades: Prós e contras do ecoturismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.