Será que você é um funcionário tóxico?

Será que você é um funcionário tóxico? Já parou para pensar no fato de que isso pode ser uma realidade? Se ainda não, talvez este seja um bom momento para começar a fazer essa autoanálise.

Afinal, vemos tantos conteúdos falando sobre o ambiente de trabalho tóxico que, às vezes, nos esquecemos que nós mesmos  é que podemos estar sendo tóxicos!

Por isso, sem entrar na defensiva, leia este conteúdo e analise a si mesmo com sinceridade. Vamos lá?

Será que você é um funcionário tóxico? Saiba identificar os sinais!

Pergunte para si mesmo: será que você é um funcionário tóxico? Será que as suas ações estão sendo prejudiciais para as outras pessoas? Seja sincero nas suas respostas!

É bem possível que, em um primeiro momento, você automaticamente negue a possibilidade de ser um funcionário “ruim”. Porém, à medida que a autoanálise vai ficando mais profunda, você enxerga pontos que passaram despercebidos.

Por isso, não tenha pressa nessa sua autoavaliação! Foque em fazer isso aos poucos, conhecendo a si mesmo com calma. Use os fatores abaixo como pontos de reflexão:

1. Você faz apenas o mínimo do mínimo

No dia a dia, você faz apenas o mínimo do mínimo. Nunca vai além, jamais propõe algo novo e interessante, e foca em agir de forma cômoda e sem grandes desafios. É o famoso ato de atuar na zona de conforto, sem pensar em coisas novas e que agreguem valor.

Além disso, você jamais faria a parte de outra pessoa, mesmo que ela solicitasse, uma vez que “não é sua obrigação”.

2. Nunca ajuda um colega, dizendo que ele deve “se virar”

Se os seus colegas chegam até você e solicitam algum suporte, você diz que não sabe, mesmo sabendo, apenas para não ajudar. Diz que o colega tem que “se virar”, afinal, você também teve que se virar, não é mesmo?

3. Deseja que os outros passem pela dificuldade que você passou

Você espera que os outros tropecem nas mesmas “pedras” que você, ao invés de avisar a pessoa que determinado caminho é ruim ou bom. Você sente que é injusto alguém encontrar um caminho mais fácil, e por isso jamais dá conselhos relevantes.

4. Armazena os seus métodos em um verdadeiro baú de segredos

Se encontrou algum método promissor para trabalhar, você o esconde de todo mundo. Não conta para ninguém, nem quando questionado, pois acredita que, na empresa, é “cada um por si” e ponto final.

5. Gosta de fofocar e de falar mal do chefe

Você não perde uma sessão de fofoca no trabalho, e se puder falar mal do chefe, melhor ainda! Porém, quando é para dar um feedback para o chefe, você se finge de amigo e companheiro, certo? Analise isso. 😉

6. Não perde uma oportunidade de criticar a empresa – mas nunca dá feedback aos gestores

Você vive criticando a empresa, assim como fala mal do chefe, mas nunca deu um feedback ou sugestão aos gestores. Prefere falar mal do que abrir o jogo e auxiliar todo mundo em seu crescimento e desenvolvimento.

 

Depois dessa análise, fica aqui o questionamento: você é um funcionário tóxico?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.