Veja como cuidar da saúde mental dos colaboradores

Confira algumas dicas de como a empresa pode cuidar da saúde mental dos seus funcionários

Cuidar da saúde mental dos colaboradores é de suma importância para qualquer empresa. Afinal de contas, o patrimônio humano é a espinha dorsal de qualquer empreendimento.

E se essa espinha estiver com problemas, tudo o mais ficará comprometido.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações e dicas sobre os cuidados necessários com a saúde mental da sua equipe e o que fazer nesse sentido.

Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nada sobre esse assunto de tamanha importância!

Por que cuidar da saúde mental dos colaboradores?

Infelizmente, muita gente ainda prioriza apenas o aspecto físico da saúde e deixa as questões psicológicas e emocionais de lado.

Não é à toa que o Brasil é um dos países com maior número de pessoas com ansiedade, depressão, quadros de estresse agudo e outros problemas psicossomáticos.

Essa realidade precisa mudar. E o ambiente de trabalho, onde passamos boa parte das nossas vidas, é um dos locais que merece maior atenção quanto a esse assunto.

Você, enquanto gestor de empresa, precisa estar atento e usar meios para cuidar da saúde mental dos colaboradores.

Afinal, além disso, ser uma questão humana e ética, ainda pode ajudar a aumentar a produtividade, diminuir as faltas e a rotatividade do seu pessoal.

O que fazer para cuidar da saúde mental dos colaboradores?

Apesar de ser um assunto de grande importância, cuidar da saúde mental dos colaboradores não é difícil.

Para isso, existem métodos simples, mas bastante eficazes. A seguir, trouxemos os principais deles para você conhecer. Acompanhe.

como cuidar da saúde mental dos colaboradores - Reprodução Canva
como cuidar da saúde mental dos colaboradores – Reprodução Canva

Ofereça um espaço de trabalho bem organizado e agradável

Ter um local desorganizado, mal iluminado e desagradável para trabalhar pode causar muito estresse e contribuir para a perda de produtividade dos seus funcionários.

Por isso, dê prioridade para oferecer um local limpo, arejado, bem iluminado e com um layout agradável para seus colaboradores trabalharem.

Assim, o dia a dia de trabalho deles fica mais fácil e, por consequência, sua produtividade aumenta, o que é bom para todos os envolvidos.

Mantenha um bom relacionamento entre os setores

Outro grande fator de estresse entre as equipes é o clima hostil e competitivo demais entre os setores. Ninguém merece trabalhar, sentindo que precisa “matar um leão por dia” para sobreviver, não é mesmo?

Sendo assim, incentive o clima de colaboração entre os departamentos, promovendo o diálogo, a boa convivência e a resolução amigável de conflitos.

Seja razoável na determinação das metas

É claro que estabelecer metas desafiadoras é importante, além de que a empresa precisa gerar bastante ganho para se manter e crescer no mercado.

No entanto, determinar objetivos inalcançáveis só serve para fazer seus colaboradores se sentirem incapazes e inadequados. E esse sentimento de incompetência pode contribuir ainda mais para a queda na produção e a desmotivação da equipe.

Sendo assim, quando for estipular as metas, seja realista e faça uma relação entre o que o time precisa produzir e o que é humanamente possível para não acabar obtendo o efeito contrário.

Não sobrecarregue os colaboradores

Trabalhar demais, em várias frentes e ter que dar conta de muita coisa sozinho pode ser muito desgastante, em especial a longo prazo.

E isso pode causar a síndrome de Burnout, a qual é uma doença ocupacional mental que muitos profissionais desenvolvem.

A síndrome de Burnout acontece quando você atinge um nível de esgotamento e exaustão total em decorrência do excesso de trabalho. Aliás, essa é uma das principais causas de afastamento do serviço por motivos de saúde.

Para evitar que isso aconteça, procure respeitar os limites do colaborador, contrate pessoal suficiente para as demandas e distribua de maneira igualitária as tarefas para não deixar ninguém sobrecarregado.

Aplique a meritocracia

Valorizar os esforços individuais e em equipe dos departamentos é uma forma de cuidar da saúde mental dos colaboradores.

Para isso, você pode usar a boa e velha meritocracia. Faça elogios, dê prêmios e procure mostrar que você enxerga o valor dos profissionais.

Assim, eles se sentem compreendidos, notados e recebem uma injeção de ânimo para continuar dando o seu melhor no trabalho.

Torne a vida pessoal e profissional dos colaboradores conciliável

Sentir que vive para trabalhar e não o contrário pode deixar qualquer pessoa esgotada. Portanto, procure viabilizar a conciliação da vida pessoal com a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Você pode flexibilizar horários, aplicar o uso de banco de horas, home office e outras técnicas para tornar o dia a dia dos colaboradores menos cansativo e puxado.

Desse modo, eles se sentirão menos oprimidos pela carga de serviço.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde mental dos colaboradores, coloque essas dicas em prática e preserve o patrimônio humano da sua empresa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.