Como cuidar da saúde mental dos funcionários?

Cuidar da saúde mental dos funcionários e se preocupar com o bem-estar de cada um deles é algo que deveria ser regra em toda corporação. Afinal, sem as pessoas trabalhando não existem negócios, não é mesmo?

Porém, sabemos que nem todos pensam dessa forma. Muitos visam apenas o lucro e deixam de lado a possibilidade de oferecer condições mais positivas para os colaboradores.

A boa notícia é que você não parece fazer parte desse grupo de pessoas, afinal, está aqui buscando formas de auxiliar os seus funcionários. 🙂

A seguir, portanto, você verá algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Continue lendo e inspire-se em nossas ideias.

Como cuidar da saúde mental dos funcionários?

A saúde mental dos funcionários é uma peça-chave para o funcionamento da equipe de uma maneira saudável, equilibrada e, claro, produtiva. Quando a saúde mental é deixada de lado, os resultados com o trabalho podem ser menores, o que gera uma verdadeira “bola de neve” de problemas para todos os envolvidos.

Além disso, cuidar da saúde mental dos funcionários é uma forma genuína de demonstrar humanidade e preocupação empática para com o outro.

Sendo assim, veja as nossas dicas abaixo e considere refletir para implementar aquelas que fizerem sentido para você:

1. Oferecer um ambiente de trabalho de qualidade

O ambiente de trabalho, no sentido físico mesmo, pode fazer a diferença na hora de cuidar da saúde mental dos funcionários.

Quando o ambiente não apresenta condições adequadas de trabalho, as pessoas podem passar e ter momentos de estresse, desconforto, mal-estar, irritabilidade etc.

Por exemplo, se o ambiente de trabalho tem muita poluição auditiva, as pessoas podem começar a ter crises de estresse por conta disso.

Sendo assim, considere analisar fatores como:

  • A iluminação.
  • A circulação de ar.
  • Os ruídos ambiente.
  • Os materiais de trabalho, como cadeira, mesa, computador etc.
  • O tamanho do espaço.
  • A disponibilidade de ferramentas que melhorem o dia a dia de trabalho.
  • A temperatura ambiente.
  • O uso de componentes naturais, como plantas, no espaço de trabalho.
  • Entre outras possibilidades.

2. Disponibilizar flexibilidade de horário

A flexibilidade de horário, quando possível, pode ajudar a cuidar da saúde mental dos funcionários. Dessa forma, você oferecerá aos colaboradores a oportunidade de trabalharem no momento em que se sentem mais produtivos, o que aumenta os resultados, a satisfação com o trabalho e o bem-estar.

3. Acolhimento em momentos difíceis

Quando um colaborador vive um momento difícil na sua vida pessoal, isso pode afetar a vida profissional – é praticamente inevitável. Sendo assim, oferecer um ambiente de acolhimento e apoio frente a casos de luto, por exemplo, é algo que pode criar uma atmosfera mais positiva no trabalho.

4. Incentivar a busca por ajuda profissional

Em algumas situações, a ajuda profissional deve ser acionada para cuidar da saúde mental dos funcionários. Sendo assim, se você perceber que algum colaborador tem sintomas de depressão ou ansiedade severa, por exemplo, instigue-o a buscar a psicoterapia e cuidar da saúde mental.

Às vezes, a pessoa nem se dá conta da possibilidade de encontrar ajuda profissional, e você pode ajudá-la a ter esse insight.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.