Vale-gás: posso usar o cartão do Bolsa Família para sacar dinheiro?

De acordo com o Governo Federal, segunda leva de pagamentos do vale-gás nacional começa nesta segunda-feira (14)

O Governo Federal está começando nesta segunda-feira (14) a segunda rodada de pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 5,5 milhões de brasileiros estão recebendo esse dinheiro. A Caixa Econômica informa que a quantia está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Nesta segunda-feira (14), no entanto, esse montante está saindo apenas para o grupo de pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Eles podem movimentar o dinheiro de várias formas. E uma dessas maneiras é usando o cartão do antigo Bolsa Família. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

De acordo com as informações oficiais, o dinheiro do vale-gás nacional está caindo neste primeiro momento na mesma conta em que cai a quantia do Auxílio Brasil. Então na prática, o cidadão está recebendo os dois montantes somados. Quem está pegando os dois benefícios de uma só vez está agora com no mínimo R$ 450.

Esse valor é o resultado da soma mínima dos dois projetos. É possível movimentar esse dinheiro não apenas com o cartão físico. Há também a possibilidade de movimentar essa quantia através de meios digitais como o aplicativo Caixa Tem. Por lá dá para pagar boletos, fazer transferências e até mesmo algumas compras.

No decorrer desta semana, outros grupos receberão a segunda leva do vale-gás nacional. As regras são as mesmas para todos eles. A ideia é sempre fazer os pagamentos desde as primeiras horas da manhã. Não há nada que impeça o cidadão de usar o cartão do Bolsa Família para sacar o dinheiro do vale-gás Nacional.

Os cartões

Esses cartões que são usados no Auxílio Brasil ainda estão dando uma certa polêmica. De acordo com as informações oficiais, a ideia do Ministério da Cidadania é entregar cerca de 3,5 milhões de dispositivos apenas para os usuários novatos.

Quem já fazia parte do Auxílio Brasil desde o ano passado já tem , em tese, o cartão do antigo Bolsa Família. Para essas pessoas não há segredo. Basta utilizar o dispositivo antigo para movimentar também o dinheiro do vale-gás nacional.

Já os usuários que entraram no programa este ano ainda não possuem o cartão novo. Mas como dito, isso não é um problema. Basta usar o Caixa Tem para fazer movimentações digitais ou até mesmo saques. A função é a mesma.

O vale-gás nacional

O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional no final do último mês de dezembro. Mas naquele primeiro momento apenas as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que conseguiram pegar o montante.

Para este ano de 2022, a situação mudou. No último mês de janeiro, por exemplo, estima-se que cerca de 5,4 milhões de brasileiros tenham pegado essa quantia. São pessoas que se encaixam nas regras de recebimento do programa.

Acontece, no entanto, que outros 18 milhões de indivíduos que possuem o direito de receber o benefício ainda não pegaram nada de fato. De acordo com o Governo Federal isso acontece por uma questão de falta de espaço no orçamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.