Vale-gás de R$51: como saber se vou receber benefício em junho?

De acordo com o Governo Federal, pagamentos do vale-gás nacional serão oficialmente retomados no próximo mês de junho

Em maio, o Governo Federal não deverá realizar nenhum tipo de pagamento do vale-gás nacional. Segundo as informações oficiais, os repasses do benefício serão retomados a partir do próximo mês de junho. Os usuários não precisam realizar nenhum tipo de inscrição para ter chance de entrar no programa social.

Entretanto, qualquer cidadão poderá usar fontes seguras para saber se fará parte do benefício no próximo pagamento. Segundo o Ministério da Cidadania, qualquer pessoa pode consultar os dados através do app do Auxílio Brasil, que está disponível para download em celulares com sistemas Android e também iOS.

A dica, aliás, vale não apenas para as pessoas que ainda não receberam nenhuma parcela do vale-gás nacional. Os cidadãos que já estão na folha de pagamentos também podem usar o mesmo app para descobrir se eles seguirão recebendo o dinheiro do vale-gás. O Ministério explica que existem casos em que os usuários são bloqueados.

Entre os meses de fevereiro e abril, por exemplo, estima-se que pouco mais de 200 mil pessoas perderam o direito de receber o vale-gás nacional. Segundo o Ministério da Cidadania, geralmente, os cancelamentos aconteceram devido a supostas inconsistências nas informações enviadas para o Planalto.

Desse modo, o ato de consultar os dados do perfil no app do Auxílio Brasil pode ser decisivo nesta questão. Quem efetua a consulta constantemente, pode identificar qualquer tipo de problema com mais rapidez. Assim, o indivíduo também terá mais chances de resolver o impasse sem tomar muito tempo e voltar para a folha de pagamentos.

Quem está no Auxílio Brasil, está garantido?

Não. Segundo informações do próprio Governo Federal, cidadãos que estão no Auxílio Brasil não estão garantidos nos recebimentos do vale-gás nacional. Até mesmo porque não há espaço no orçamento para todas as pessoas.

Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 18 milhões de indivíduos estão na folha de pagamentos do Auxílio Brasil agora. Ao mesmo passo, o vale-gás chega para pouco mais de 5 milhões de brasileiros. A diferença existe desde o início dos repasses dos dois programas ainda no ano passado.

Oficialmente, o Governo Federal explica que todos os usuários do vale-gás são beneficiários do Auxílio Brasil. A tendência é que mais pessoas façam parte do programa a partir do próximo mês de junho.

Vale-gás

Há pouco mais de um mês, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que muda as regras das cobranças do preço do combustível no país. Neste mesmo texto, os senadores também aprovaram mudanças no vale-gás nacional do Governo Federal.

Um dos pontos do documento afirma que o Planalto precisa dobrar o número de usuários do benefício. Caso se confirme, a quantidade de beneficiários poderia subir dos atuais pouco mais de 5 milhões para mais de 10 milhões já nos próximos meses.

Todavia, o fato é que o programa aprovado no Senado ainda precisa da aprovação da Câmara dos Deputados. Neste momento, as discussões a respeito do tema não estão na agenda oficial. Portanto, o projeto ainda demorar mais um tempo até se tornar lei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.