Alternativas que ajudam a ter mais FOCO

Investir em boas alternativas que ajudam a ter mais foco é o primeiro passo para usufruir de uma rotina mais organizada e, claro, produtiva. Até porque, se pararmos para analisar, muito do que concluímos, no cotidiano, depende da maneira como depositamos o nosso foco. E isso vale para muitas coisas.

Se irmos ao mercado sem focar no preço dos produtos, podemos nos assustar com a conta no final. Se iniciarmos a faxina da nossa casa sem critérios e sem “prazo” de tempo para cada cômodo, podemos correr o risco de passar horas limpando um mesmo espaço – ou terminar o serviço rápido demais, com baixa qualidade.

É justamente por conta desses fatores que trabalhar o foco, no dia a dia, é algo que tanta gente procura. E para te ajudar, fizemos este guia com diversas dicas simples, mas que tendem a ser bem bacanas. Confira!

Alternativas que ajudam a ter mais foco

São diversas as alternativas que ajudam a ter mais foco. Algumas podem parecer mais complexas, enquanto outras são mais simples. De toda maneira, é importante que você comece a praticar o autoconhecimento para descobrir quais alternativas podem funcionar na sua rotina. Afinal, cada pessoa possui as suas próprias prioridades, necessidades e maneira de se organizar. Logo, seria impossível pensar em uma “estratégia infalível” que coubesse na vida de todo mundo, concorda?

Por isso, sugerimos que você avalie os pontos abaixo de acordo com a sua realidade, adaptando o que for necessário. Siga conosco:

1. Clareza do que deve ser feito

Um bom ponto de partida é desenvolver clareza para aquilo que deve ser feito. Às vezes, as pessoas buscam ter mais foco, mas nem sabem, de fato, no que elas precisam focar e muito menos o porquê disso. Portanto, olhe para a sua vida, seu trabalho, sua rotina: o que precisa ser feito? Quais as prioridades? Quais demandas estão pendentes?

Busque a clareza do que realmente deve ser entregue e finalizado, para dar “luz” ao seu cérebro e ajudá-lo a entender onde ele deve depositar o próprio foco.

2. Prazos adequados à realidade

Adequar os prazos à realidade é imprescindível também. Além de saber o que deve ser feito no dia a dia, tenha uma agenda estruturada com prazos para cada uma dessas atividades.

Novamente, esse tipo de exercício ajuda a clarificar a nossa mente, dando margem para que possamos tomar atitudes mais inteligentes.

Em contrapartida, sem esse tipo de organização podemos correr o risco de fazer algo desnecessário, bem como podemos procrastinar, perdendo o foco no que realmente importa.

3. Organização das demandas

Organize as demandas que devem ser feitas. Seguindo o exemplo dado no início deste conteúdo, se você precisa fazer uma faxina, o que deverá ser feito primeiro? Separar os materiais de limpeza? Ordenar a sequência de cômodos que serão limpos? Criar estratégias, com passo a passo de como a limpeza será feita?

Tudo isso ajuda a organizar e a ter mais foco. Sem organização, sem prazo e sem clareza, podemos, facilmente, ser absorvidos por qualquer distração. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.