Dicas para retomar o ritmo de trabalho no pós-férias

Procurando por dicas para retomar o ritmo de trabalho no pós-férias? Então não deixe de acompanhar o nosso conteúdo de hoje!

Nele nós apresentamos diversas considerações que podem lhe ajudar a restabelecer o ritmo de produtividade no dia a dia de trabalho. Acompanhe para saber mais.

Dicas para retomar o ritmo de trabalho no pós-férias

Retomar o ritmo de trabalho no pós-férias pode ser algo muito difícil para algumas pessoas. Especialmente se, durante o recesso, você desregulou o seu sono, alimentação e a sua rotina de forma intensa.

Por isso, lembre-se de ter paciência consigo mesmo. Você não precisa entrar no ritmo em apenas algumas horas. Às vezes, é necessário trabalhar durante uma semana para sentir que o ritmo voltou.

Abaixo exemplificamos outros pontos que podem ajudar a retomar o ritmo de trabalho no pós-férias:

1. Planeje o retorno com antecedência

Não deixe para pensar no trabalho apenas no momento em que o seu expediente de retorno se inicia. Claro que você não vai ficar pensando o tempo todo no trabalho, durante as férias. Mas, planejar o retorno com antecedência tira aquele peso de ter de resolver tudo em um único dia.

Exemplo: Se você trabalha com planilhas, que tal deixá-las razoavelmente organizadas para o retorno?

Esse “primeiro dia de organização” pode ser curtinho e feito em casa. Apenas para que, aos poucos, você volte a sentir familiaridade com a rotina antiga.

2. Retome seu ritmo de sono e alimentação dias antes do retorno ao trabalho

Não deixe para restabelecer a sua rotina apenas no dia em que for trabalhar. Portanto, experimente restabelecer o seu ritmo de sono, alimentação, exercícios e o que mais for importante, antes mesmo de começar a trabalhar.

Assim, ter de acordar cedo no primeiro dia de trabalho não será tão “torturante”.

3. Estabeleça uma rotina organizada, pautada em prioridades

Saiba fazer um bom checklist para o seu dia a dia de trabalho. Assim você estabelece uma rotina organizada, e que se baseie nas suas prioridades. Para isso, estude bem o que deverá ser executado na primeira semana de trabalho e comece a organizar as demandas.

4. Vá com calma! Não queira ser o mais produtivo do mundo no primeiro dia

Você não precisa ser o colaborador mais produtivo do mundo, logo de cara. Praticamente ninguém consegue ser super produtivo depois de um longo período de pausa.

É preciso respeitar o seu corpo e a sua mente, retomando o ritmo com tranquilidade e sem forçar a barra. Assim você aumenta as chances de sucesso, sem sobrecarregar a mente e a sua saúde.

5. Que tal planejar a sua próxima folga ou férias?

Se você estiver se sentindo desmotivado no trabalho, que tal planejar as suas próximas férias, ou alguma folga ao longo dos meses? Isso pode lhe ajudar a sentir-se mais empolgado com o trabalho que será desenvolvido até o próximo descanso.

Experimente e tenha um excelente retorno ao trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.