Por que eu não consigo focar no trabalho?

Você costuma se perguntar “por que eu não consigo focar no trabalho?

Você sente que poderia focar mais, mas, por algum motivo, não consegue construir uma rotina produtiva no trabalho?

Saiba que você não está sozinho nesses casos.

Existem alguns fatores que podem estar ocasionando a falta de foco e de concentração no trabalho, e falamos sobre algumas delas no decorrer deste texto. Saiba mais acompanhando até o fim.

Por que eu não consigo focar no trabalho?

Antes de reponder à pergunta “por que eu não consigo focar no trabalho”, comece a analisar em quais momentos você costuma se sentir mais distraído no trabalho.

Há algum gatilho específico que atrapalha o foco? O que está acontecendo para que você se sinta dessa forma? Pense sobre isso com atenção, pois, às vezes, as causas estão diante dos nossos olhos, apenas não paramos para olhá-las.

Além disso, considere investigar fatores como:

1. Falta de sono

A falta de sono pode ser um dos motivos pelos quais você tem dito “não consigo focar no trabalho”.

Quando não dormimos bem, a nossa mente fica cansada e tem mais dificuldade para exercer as suas diversas funções cotidianas. Dentre as suas funções, temos a concentração e o foco nas atividades executadas.

Se a nossa mente não tem tempo para descansar, cuidar das memórias que serão armazenadas e resgatar a energia perdida ao longo do dia, como ela poderá focar?

2. Alimentação inadequada

O nosso cérebro é, antes de qualquer coisa, um órgão. E como tal, precisa de nutrientes, água e vitaminas essenciais para manter todas as suas funções em dia.

Sendo assim, se você não se alimenta adequadamente ou consome apenas alimentos com baixa quantidade de nutrientes, como poderá ter concentração e outras funções cognitivas saudáveis no dia a dia?

Verifique como está a sua alimentação e, ainda, cogite a possibilidade de conversar com uma nutricionista.

3. Distrações excessivas

Se você tem um ambiente de trabalho com muitas distrações, como ruídos, objetos coloridos, pessoas transitando, etc., pode ser que a concentração seja difícil de ser atendida.

Por isso, antes de apenas aceitar e dizer “eu não consigo focar no trabalho”, considere remodelar o seu ambiente de atividades laborais.

4. Excesso de atividade

A nossa mente tem limites e não é uma máquina. Isso quer dizer que ela é capaz de focar em um limite de atividades e situações. Logo, precisamos respeitar esse limite caso queiramos ter bons resultados no dia a dia.

Portanto, analise até que ponto você realmente tem respeitado os seus limites.

5. Falta de pausas

Na mesma linha que o excesso de atividades, a falta de pausas também pode ser um dos motivos pelos quais você está dizendo “não consigo focar no trabalho”.

Atente-se a isso e considere implementar pausas estratégicas para repor a energia mental ao longo do dia.

6. Problemas de saúde

Por fim, não desconsidere procurar ajuda médica e psicológica caso a falta de foco seja recorrente e intensa. É muito importante investigar se é algo relacionado à sua saúde para, assim, investir no tratamento mais adequado.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.