Como ser uma pessoa mais focada no trabalho?

São diversas as ações que podemos colocar em prática na hora de tentar ser uma pessoa mais focada no trabalho. Algumas podem funcionar, outras talvez nem tanto. Afinal, cada pessoa é única e, como tal, pode ter os seus pontos fortes e fracos na hora construir uma rotina de trabalho focado.

Porém, analisar a rotina e avaliar o que pode ser mudado é um grande começo. Embora não exista fórmula para ser mais focado, existem medidas que costumam ajudar bastante. Acompanhe este texto e inspire-se em nossas ideias.

Como ser uma pessoa mais focada no trabalho?

Pequenas mudanças no cotidiano já podem começar a contribuir para que você consiga ser uma pessoa mais focada no trabalho. Para tanto, é necessário dedicação e paciência, pois dependendo dos motivos pelos quais o foco é facilmente perdido, pode ser que o tempo de “adaptação” a novos hábitos seja um pouco mais longo.

Além disso, lembre-se de investigar a possibilidade de haver problemas de saúde envolvidos com a falta de foco, ok? Assim, é possível descartar ou tratar problemas que necessitem de apoio médico.

A seguir, você verá algumas ideias que podem servir de ponto de partida nas suas mudanças cotidianas:

1. Analise o que pode “roubar” o seu foco

Comece a fazer uma análise da sua rotina para detectar o que está roubando o seu foco no cotidiano.

Será que você tem conversado demais com os seus colegas? Tem aberto muitas abas no computador? Está navegando muitas vezes nas redes sociais? Avalie isso  com atenção para detectar o que pode estar atrapalhando você, descartando essas distrações da sua rotina.

2. Saiba priorizar

Aprenda a priorizar as suas tarefas. Às vezes, a falta de foco está envolvida com uma desorganização das demandas que são urgentes e prioritárias, o que faz com que você acabe se dedicando a coisas menos importantes e deixando demandas imprescindíveis para depois.

Esse costume de deixar a prioridade para depois pode resultar em uma dificuldade de focar nela, uma vez que, no fim do dia, tendencialmente estamos mais cansados.

3. Aprenda a dizer “não” aos excessos

Aprender a negar o que não pode ser cumprido em tempo hábil também é imprescindível. Às vezes, queremos agradar e acabamos aceitando muitas coisas desnecessárias, o que acaba prejudicando a nossa agenda, sobrecarregando a nossa mente e causando a falta de foco. Fique atento a isso.

4. Delegue o que for possível

Considere delegar aquelas atividades que podem estar ocasionando um excesso de atividades. Esse excesso, assim como mencionamos acima, atrapalha o foco. Cuidado com eles.

5. Faça pausas entre as tarefas

Por fim, é muito importante que você lembre que não é uma máquina infalível. Nós somos seres humanos, com limites e cansaços. Portanto, fazer pausas para restaurar a energia e garantir mais foco nas atividades é melhor do que tentar terminar tudo o quanto antes.

Lembre-se disso e comece a estrutura uma rotina que respeite os seus limites e que ofereça mais qualidade de vida no trabalho.

Veja mais: Quais são os hábitos positivos no trabalho?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.