Como ser mais produtivo no trabalho

Veja como aumentar a sua produtividade no dia a dia de trabalho.

Conseguir ser mais produtivo no trabalho é o objetivo de qualquer pessoa que quer atingir bons resultados em sua carreira profissional. Mas, em meio às rotinas corridas, a produtividade pode despencar por uma série de motivos. É aqui que um novo plano de ação deve entrar em prática. A seguir, vamos lhe ajudar a montar esse plano.

Como ser mais produtivo no trabalho?

Para ser mais produtivo no trabalho é preciso tomar uma decisão de manter uma rotina produtiva, todos os dias. Isto é, nada de querer ter um dia super produtivo hoje, mas deixar as coisas “de qualquer jeito” amanhã.

Em outras palavras, é fundamental que você crie uma rotina diária que seja produtiva, a fim de garantir que o seu desempenho melhore, à medida que o tempo passa.

Dito isso, vamos agora às nossas dicas:

1- Tenha as suas tarefas listadas e organize-as de maneira prioritária

Quando foi a última vez que você anotou as suas tarefas, assim, de maneira “solta”? Ou seja, quando foi que você fez uma lista de tudo o que deve ser feito? Bem, se faz muito tempo, reveja a sua atuação!

É muito importante que você consiga listar tudo o que deve ser feito, para depois conseguir organizar essas tarefas de maneira prioritária. Isto é, de uma forma que você possa concluir as mais importantes primeiro.

2- Defina os seus prazos para cada uma das tarefas

Depois que você listar tudo, e organizar de acordo com as prioridades, foque em estabelecer bons prazos para cada uma das tarefas.

Cuidado para não estabelecer prazos ruins, que não permitam um resultado de qualidade, assim como é importante não pôr um prazo muito longo, que faça você apenas procrastinar a tarefa.

Pense de forma consciente quando for estabelecer a data limite.

3- Divida a tarefas em metas menores

Com as datas estipuladas, é hora de dividir as suas tarefas dentro desses prazos. Estabeleça pequenas metas que poderão ser concluídas aos poucos, até chegar ao resultado final, na data limite. Vá seguindo cada etapa de maneira consistente, evitando a procrastinação.

4- Prepare o seu dia com antecedência

Com todas as metas, tarefas e prazos mapeados, comece a criar o hábito de organizar o seu dia na noite anterior. Sempre reveja as tarefas pendentes e faça o checklist do dia seguinte. Isso lhe ajudará a ser mais produtivo no trabalho, de uma forma muito efetiva.

5- Nunca faça mais de uma coisa ao mesmo tempo

Não pense que para ser mais produtivo no trabalho é preciso fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso apenas atrapalhará os seus resultados!

Foque em uma coisa de cada vez, pois, caso contrário, o seu cérebro terá mais dificuldades para se concentrar e a sua produtividade cai.

6- Apenas faça o que tem que ser feito

Comece a anunciar esta frase em voz alta, sempre que perceber que a produtividade começa a cair: “Eu apenas preciso fazer o que tem que ser feito”. Simples assim.

Não se deixe levar pelas desculpas que a sua mente cria. Apenas levante e execute a tarefa. Isso fará toda a diferença na sua rotina.

Faça o teste e veja o quanto essa pequena ação é capaz de fazer com que você consiga ser mais produtivo no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.