O que fazer para não perder o foco no trabalho?

O que fazer para não perder o foco no trabalho? Como conseguir manter a concentração, mesmo em meio ao dia a dia corrido?

Você tem essas dúvidas? Saiba que você não está sozinho! Muita gente ainda sofre com a falta de concentração no trabalho e, por isso, buscam alternativas plausíveis para lidar com a situação.

Por isso, trouxemos diversas dicas interessantes sobre o assunto, com o intuito de lhe ajudar nessa tarefa de manter-se atento às atividades. Para isso, convidamos você a acompanhar o nosso texto até o fim. Vamos lá? 🙂

O que fazer para não perder o foco no trabalho?

Antes de qualquer coisa, é importante dizermos que não existe uma fórmula mágica do que não fazer para não perder o foco no trabalho. E, no caso do caminho inverso, é a mesma coisa.

Afinal, a concentração está envolvida com um conjunto de fatores, e não apenas alguns apontamentos. Além de que, às vezes, a falta de foco está mais associada à saúde do sujeito, do que outra coisa.

Por isso, é importante você estar pronto para testar. Testar nossas dicas, testar outras formas de se focar no trabalho, testar outros hábitos, enfim!

Considere isso como um ponto de partida e vamos em frente:

1- Tenha uma lista que se baseie em prioridades

Não adianta. Não existe segredo! Quando o assunto é o que fazer para não perder o foco no trabalho, devemos sempre partir de uma lista de tarefas.

Afinal, como seria possível manter o foco em algo se você sequer sabe o que tem para fazer no dia?! É impossível, certo?

Portanto, comece listando tudo o que deve ser feito, e sempre deixando no topo da lista as suas prioridades.

2- Estipule um prazo para cada tarefa

Além de listar cada tarefa de acordo com as suas prioridades, lembre-se também de estipular um prazo para elas. Dê um limite de tempo para concluir cada tarefa ao longo do dia.

Mas também, lembre-se de estipular um tempo plausível para que a tarefa seja executada com qualidade, hein? 😉

3- Tenha horários específicos para as redes sociais e e-mails

Se você costuma perder o foco por conta dos e-mails e mensagens no WhatsApp, comece a estipular um horário específico para isso.

Reserve 10 minutos de manhã e 10 minutos de tarde para checar mensagens e responder o que for necessário. Assim você não fica “espiando” o celular o tempo todo e perdendo o foco.

4- Faça pausas entre uma tarefa e outra

Inclua pausas inteligentes ao longo do seu dia. É importante fazer isso para não perder o foco no trabalho, uma vez que o trabalho ininterrupto satura a atenção e faz com que você fique mais disperso.

5- Intercale tarefas mais difíceis com as mais fáceis

Não fique fazendo uma sequência de tarefas difíceis só para acabá-las primeiro. Embora fazê-las antes das demais é realmente interessante, focar em uma série de tarefas complicadas pode roubar a sua energia mental logo de manhã.

Por isso, procure intercalar as tarefas complexas com algumas mais simples. Assim você conseguirá organizar a rotina de atividades de uma forma mais saudável para a sua mente. 😉

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