Como ter soluções mais criativas?

No dia a dia no trabalho, conseguir ter soluções mais criativas é uma peça-chave para chamar a atenção positivamente e contribuir para o desenvolvimento da equipe como um todo. Só que nem sempre é fácil conseguir pensar em soluções criativas com frequência, e nós sabemos disso.

Porém, a boa notícia é que existem medidas que podem contribuir para o desenvolvimento criativo. E é sobre elas que comentamos no decorrer deste conteúdo. Continue lendo e inspire-se!

Como ter soluções mais criativas?

Pequenas mudanças em nossas ações diárias podem começar a nos proporcionar soluções mais criativas de forma natural.

É o caso de estimular a criatividade em nossa mente, cuidar da saúde mental e criar o hábito de conversar sobre os possíveis caminhos que podem ser seguidos em algumas situações.

Abaixo, damos mais detalhes sobre essas e outras ideias:

1. Exercite a sua criatividade cotidianamente

Considere exercitar a sua criatividade cotidianamente, por meio de práticas que são super simples, mas que, se colocadas em prática, fornecem muitos estímulos para a nossa mente. Veja exemplos:

  • Ler mais e com mais frequência.
  • Ouvir músicas diferentes.
  • Escrever ideias que vêm à mente ao longo do dia.
  • Buscar experienciar acontecimentos diferentes, como visitar um local novo, praticar um novo esporte, enfim.

Quando mais experiências diferentes nós nos propomos viver, mais “repertório de memórias” podemos criar, o que pode servir de pilar na hora de ter soluções mais criativas.

2. Cuide da sua saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto dar atenção à saúde física. Afinal, somos seres inteiros, e não em partes. Isso quer dizer que se a nossa saúde mental estiver abalada, poderemos ter impactos nas mais diversas atividades do cotidiano. Não há como separar as emoções pessoais do trabalho profissional.

Sendo assim, cuidar da saúde mental, dando atenção às emoções e praticando técnicas de inteligência emocional, também é uma atitude importante.

3. Converse com as pessoas sobre as soluções

Na hora de conseguir ter soluções mais criativas, considere conversar com as outras pessoas sobre as ideias que você vem tendo. Elas poderão opinar, apresentar novos caminhos e vocês, juntos, podem conquistar insights bem interessantes.

4. Busque aprender mais sobre o seu setor

Aprender e estudar mais sobre o seu setor pode ser uma forma de melhorar a sua capacidade de ser criativo frente às atividades cotidianas.

Afinal, às vezes, tudo o que precisamos é de uma nova ideia que nos faça enxergar novas possibilidades diante de nós, e que nos instiguem a ir adiante rumo às soluções criativas.

5. Considere ir além da primeira ideia que vier à mente

Quando estamos pensando em uma solução, podemos cair no equívoco de nos prender apenas à primeira coisa que vier à mente. Porém, talvez seja interessante anotar a primeira ideia e continuar pensando, estimulando a mente para que tenha novas ideias e possibilidades de ações.

Assim, quem sabe, você começará a ter soluções mais criativas pelo simples fato de não parar na obviedade. 😉

Considere essas dicas e comece a praticar bons hábitos que estimulem a sua criatividade no dia a dia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.