Encceja PPL 2022 contou com a participação de 96 mil pessoas, aponta Inep

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022 contou com a participação 96.861 pessoas. 

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira), o número de participantes que fizeram as provas corresponde a 73,34% dos inscritos. Nesse sentido, o exame registrou apenas 26,66% de abstenção, a menor taxa desde a sua criação.

Os dados do Inep indicam ainda que a faixa etária com maior número de inscritos foi de 21 e 30 anos (45,2%). Os participantes com idade de 31 a 45 anos totalizam 39% dos inscritos. A faixa etária com menor número de inscritos foi a de maiores de 60, com apenas 1% dos inscritos.

Como foi o Encceja PPL?

A aplicação do Encceja PPL 2022 aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro. As provas foram aplicadas dentro das unidades participantes. Sediaram o exame 1.600 unidades prisionais e socioeducativas, localizadas nas 27 unidades da Federação. 

Além da redação, a avaliação contou com quatro provas objetivas, compostas por 30 questões cada. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito:

  • Ensino Fundamental: prova de Ciências Naturais e Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia.
  • Ensino Médio: prova de Ciências da Natureza e Matemática, Redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

O Inep ainda não informou a data de divulgação do resultado final do Encceja PPL 2022. Após a divulgação das notas, os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais deverão repassar para os participantes os seus resultados individuais. Acesse o edital do Encceja PPL para mais informações.

Com informações Agência Brasil e do Inep.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp divulga os locais de aplicação das provas do Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.