Síndrome de Burnout em professores: como as escolas podem lidar com o problema

Síndrome de Burnout em professores é mais recorrente do que imaginamos. Porém, nem sempre ela é diagnosticada. E quando é, muitas vezes não se sabe como agir diante disso.

Considerando esse cenário, fizemos este conteúdo com o intuito de ajudar a escola a criar medidas que auxiliem os professores nesse tipo de situação. Acompanhe para saber mais!

O que é a Síndrome de Burnout em professores?

A Síndrome de Burnout em professores nada mais é do que um esgotamento mental e físico proveniente do dia a dia de trabalho. O professor, sobrecarregado dentro da escola, passa a ter dificuldades para gerenciar as suas próprias emoções, sentindo-se extremamente sobrecarregado.

Essa sobrecarga desencadeia uma falta de motivação, ausência de foco, cansaço excessivo, preocupações intensas, entre outros problemas. Por isso, lidar com a situação é fundamental para restabelecer a qualidade de vida do indivíduo.

Como lidar com a Síndrome de Burnout em professores

Para lidar com a Síndrome de Burnout em professores é necessário tomar algumas medidas que priorizem os cuidados com a saúde mental. Abaixo exemplificamos algumas dessas medidas. Veja:

1. Acolha os professores

O primeiro passo é acolher cada professor. Saiba escutá-lo, a fim de ajudá-lo a expressar as suas dores e angústias do dia a dia. Esse acolhimento precisa ser bem claro, ou seja, você precisa deixar as suas portas abertas para que os professores possam conversar francamente com você.

Assim eles saberão que têm esse suporte a mais quando o dia a dia começar a ficar pesado.

2. Oriente-os quanto à carga de trabalho

Orientações sobre os cuidados com a carga de trabalho também devem acontecer. Para isso, você pode apostar em feedbacks individuais ou até mesmos palestras que tratem de assuntos como Síndrome de Burnout em professores.

Assim se torna viável você demonstrar a eles qual é o tipo de rotina de trabalho que deve ser considerada: uma que respeita limites e que não expõe o professor a uma carga muito elevada.

3. Incentive os cuidados com a saúde mental

Procure incentivar os cuidados com a saúde mental. Para isso, ofereça benefícios como convênios com psicólogos, por exemplo. Além disso, procure sempre demonstrar a importância dos hábitos saudáveis, que incluem:

  • Exercícios físicos para manter a saúde mental em dia.
  • A investida em hobbies, para descarregar os estresses do dia a dia.
  • Alimentação equilibrada para manter a saúde em dia.
  • Entre outras medidas que podem ajudar a estabelecer o bem-estar cotidianamente.

Inclusive, lembre-se de incentivar a procura pela psicoterapia propriamente dita, pois isso também é fundamental para lidar com o esgotamento emocional e mental.

4. Cuidado com as metas irreais

A conscientização é muito importante. Por isso, conscientize os seus professores quanto às metas irreais que podem surgir no dia a dia de trabalho. Assim eles saberão a importância de respeitar os próprios limites, sendo que isso é fundamental para lidar com crises de esgotamento mental.

Afinal, metas irreais e acima da média nunca são alcançadas, o que gera frustração, falta de motivação, cansaço excessivo, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.