Como ser um colega de trabalho inspirador?

Você deseja ser um colega de trabalho inspirador e assim ajudar as pessoas em sua volta a se desenvolverem cada vez mais? Então saiba que existem alguns comportamentos que podem ajudar nesse objetivo!

Inclusive, listamos esses comportamentos e ações no decorrer deste texto. Acompanhe para saber mais!

Como ser um colega de trabalho inspirador?

Para ser um colega de trabalho inspirador é preciso, acima de tudo, ser uma pessoa verdadeira. Ou seja, não adianta se “fantasiar” de um colega de trabalho incrível, enquanto faz fofocas ou julga as pessoas em suas ausências.

Desse modo, procure ser uma pessoa honesta, sincera e genuína. Não tente ser  “boa” apenas para ficar com uma fama positiva. Pois cedo ou tarde isso pode vir à tona e a sua imagem profissional pode ficar “queimada” – além de que agir de forma manipuladora é algo extremamente negativo, convenhamos.

Dito isso, vamos às considerações:

1. Aprenda a escutar as pessoas

Em primeiro lugar, não existe como ser um colega de trabalho inspirador se você simplesmente não escuta as pessoas.

Isso porque é por meio da comunicação e da escuta que desenvolvemos o nosso lado empático, aprendemos mais sobre os outros e podemos dar melhores suportes e ideias para os colegas.

Por isso, antes de querer apenas “falar, falar e falar”, crendo que é isso que inspira as outras pessoas, aprenda a ouvir. Assim você demonstra respeito, atenção e, em algumas situações, uma relação de carinho.

2. Comemore as conquistas dos seus colegas

Comemore as conquistas dos seus colegas, especialmente quando perceber que eles atribuem significados muito pequenos às vitórias.

Em outras palavras, quando um colega concluir algo, mas ele se diminuir dizendo que não fez nada demais, procure incentivá-lo a comemorar e a enxergar os fatores positivos de suas ações.

Isso poderá motivá-lo a enxergar a situação de outra maneira, e você poderá ser um colega de trabalho inspirador.

3. Faça o seu trabalho da melhor maneira possível

Sempre que estiver executando uma tarefa, faça-a da melhor forma possível. Sempre procure dar o seu melhor, pois as outras pessoas percebem esse tipo de comportamento. Consequentemente, você pode ser um colega de trabalho inspirador por conta disso.

Afinal, a negatividade e o ato de fazer as coisas de uma forma “arrastada” pode ser bem ruim na hora de se tornar uma pessoa que motiva as outras. Fique atento.

4. Ofereça ajuda quando possível

Seja um suporte quando possível e necessário. Mostre para os seus colegas que eles podem contar com você.

Esse tipo de comportamento, que demonstra gentileza, também gera gentileza. E isso forma um ciclo inspirador entre todos os envolvidos. Faça o teste!

5. Incentive os cuidados com a saúde mental

Incentive os cuidados com a saúde mental. Assim, as pessoas em sua volta perceberão o valor de cuidar da mente, dos sentimentos e das emoções, cultivando uma vida mais equilibrada e feliz.

Se você demonstrar essa importância, fará com que os outros compreendam isso e passem a mudar as próprias vidas, positivamente. Seja essa pessoa que inspira coisas boas nos outros em sua volta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.