Como se preparar mentalmente para o novo emprego

Começar a se preparar mentalmente para o novo emprego é uma forma de minimizar aquelas sensações negativas que o desconhecido pode nos provocar. Afinal, quem nunca sentiu um frio na barriga não tão bom quando soube que iria iniciar algo novo? Faz parte.

Isso decorre, muitas vezes, do fato de que estamos acostumados com a nossa zona de conforto. Assim sendo, sair dela pode ser algo desafiador e que, em grande parte, assusta. Porém, algumas atitudes podem nos ajudar a lidar com isso. Saiba quais são elas. 😉

Como se preparar mentalmente para o novo emprego?

Para se preparar mentalmente para o novo emprego você pode colocar em prática uma série de atitudes. No entanto, lembre-se de analisar quais das nossas dicas abaixo fazem sentido para você. Dessa forma se torna viável construir um começo mais tranquilo.

Vamos lá!

1. Aceite as incertezas e as emoções um pouco negativas – elas fazem parte da transição

O primeiro ponto relevante que podem pensar é com relação às emoções negativas, aos medos e às incertezas que surgem. Eles fazem parte de uma nova rotina, e quando aceitamos essa “normalidade”, paramos de nos cobrar tanta confiança e autoestima.

Claro que não estamos falando de crises de medo ou pensamentos extremamente negativos, mas sim, estamos falando de situações que causam desconforto, dúvidas e um certo receio. Essas questões mais “brandas” fazem parte de qualquer transição. Ter consciência disso ajuda, impedindo que queiramos ser super-heróis.

2. Busque observar e absorver informações sobre o novo trabalho

O novo trabalho é uma grande novidade. Novidade esta que pode gerar medo, dúvida e angústia, como vimos acima. Porém, uma forma de se preparar mentalmente para o novo emprego é, justamente, buscando informações sobre o novo trabalho. Você pode pesquisar sobre a empresa na internet ou simplesmente se comprometer de observar atentamente o dia a dia da corporação, desde o primeiro instante.

3. Organize-se para chegar no horário

Prepare-se para ir até à empresa. Para isso, certifique-se de se organizar para chegar no horário. Afinal, atrasar-se no primeiro dia pode fazer com que você comece de uma forma negativa.

4. Pratique o autocuidado

O autocuidado também faz parte do processo de se preparar mentalmente para o novo emprego. Sendo assim, escolha bem a sua roupa (no dia anterior), cuide da sua aparência, pratique atividades que lhe promovam bem-estar, e assim por diante. Dessa forma você estará criando um clima mais “tranquilo” para si.

5. Lembre-se dos seus pontos fortes

Na hora em que o frio na barriga e a insegurança aparecerem, lembre-se dos seus pontos fortes. Além disso, mentalize que se você está ali, é porque foi selecionado para a vaga.

Esse tipo de reflexão e postura ajuda na hora de elevar a nossa autoconfiança. Afinal, diante de um novo cenário podemos cair no “erro” de enxergar apenas fatores de desconfiança, perguntando a nós mesmos o que estamos fazendo ali, se realmente estamos no lugar certo, etc.

Portanto, cuide dos seus pensamentos. Embora eles tenham muito a lhe dizer, às vezes as nossas auto crenças podem atrapalhar o nosso desenvolvimento. Fique atento e boa sorte no novo emprego!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.