Como saber se você está preso na zona de conforto?

Fazer uma boa autoanálise é fundamental para saber se você está preso na zona de conforto. E, caso a zona de conforto seja, de fato, detectada, é preciso pensar em formas de quebrar esse ciclo vicioso.

Afinal, nesse comodismo se torna difícil sair do lugar e construir algo que se almeja, concorda? Por isso, neste texto criamos uma espécie de “roteiro” para você avaliar a sua situação e, assim, buscar caminhos para sair da zona de conforto. Acompanhe!

Como saber se você está preso na zona de conforto?

Mas, afinal, quais são os sinais de que você está preso na zona de conforto? Na realidade, eles são muitos. Em algumas pessoas os sinais são mais visíveis, em outras, é preciso analisar com mais profundidade.

Por isso, lembre-se de que o autoconhecimento e a autocrítica (equilibrada) deve acontecer com paciência e atenção. Aposte nos apontamentos abaixo para começar seu processo:

1. Você não tem animação para trabalhar ou cumprir as suas tarefas

Ao acordar, pela manhã, você sente aquela animação ou aquele frio na barriga por ter que iniciar algum projeto ou fazer alguma atividade complexa? Ou você já acorda com “preguiça” e com aquele desejo de que o dia passe voando o mais rápido possível? Pense sobre isso!

Uma pessoa que está presa na zona do conforto, costumeiramente, acordará sem ânimo para o trabalho, afinal, a monotonia está operando.

2. Você se sente estagnado na sua carreira ou estudos

Como você se sente com relação à sua carreira? Você se vê como uma pessoa que parece estagnada e que nada acontece há tempo? Pense sobre isso.

Se a sensação de estagnação é recorrente, então talvez você esteja “preso” no mesmo lugar há muito tempo. Procure, ainda, tentar relembrar algum momento em que você percebeu um crescimento em sua carreira: quanto tempo faz isso?

3. A preguiça é a sua melhor amiga

A preguiça parece estar sempre presente na sua rotina? Ou como é o seu dia a dia?

Claro que há momentos que nos sentimos mais preguiçosos, por uma série de motivos. Mas quando a preguiça é recorrente e tudo parece “chato e desgastante” de ser feito, pode ser que você esteja preso na zona de conforto.

4. Faz tempo desde que você iniciou um novo projeto

Quando foi a última vez em que você iniciou um novo projeto, daqueles que nos tira do comodismo e causa, até mesmo, um certo desconforto por parecer difícil? Tente lembrar.

Se faz muito tempo que você não vive nada parecido, então pode ser que você esteja preso na zona de conforto.

5. Você se vê como uma pessoa procrastinadora

A procrastinação também é recorrente em sua rotina? Pois esse é mais um dos sinais de que você se mantém na sua zona de conforto! Afinal, muitas pessoas deixam de colocar as suas atividades em prática apenas para não sair do comodismo e, assim, adiar as mudanças o máximo que puder.

Se esse é o seu caso, talvez seja o momento de rever as suas ações. Lembre-se: na zona de conforto não temos crescimento e mudanças. Fique atento a isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.