Efeitos do autocuidado na rotina de trabalho

Os efeitos do autocuidado na rotina de trabalho podem ser percebidos desde o primeiro momento em que nos propomos cuidar de nós mesmos. Isso porque esse cuidado gera saúde, bem-estar, motivação e muitas outras coisas bastante interessantes.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar tudo o que preparamos para você! Confira este texto até o fim.

5 efeitos do autocuidado na rotina de trabalho

Os efeitos do autocuidado na rotina de trabalho são bastante evidentes. Se você decidir cuidar mais de si mesmo hoje, amanhã já notará uma mudança a mais na sua rotina. Veja alguns desses efeitos a seguir:

1. Sensação de bem-estar e mais motivação

O autocuidado é responsável por promover uma sensação de bem-estar e motivação em nós. Nos sentimos mais de bem com a vida, especialmente se a prática de autocuidado estiver relacionada diretamente com a saúde, como é o caso dos exercícios físicos, da boa alimentação e da noite de sono bem dormida.

Consequentemente, há uma maior motivação na nossa rotina, afinal, quando estamos de bem conosco e com a vida a tendência é que tenhamos muito mais motivação, não é mesmo?

2. Mais flexibilidade para lidar com as adversidades

Um dos efeitos do autocuidado na rotina de trabalho é oferecer uma maior capacidade de resiliência. Assim sendo, nos tornamos pessoas muito mais flexíveis para lidar com as adversidades que surgem na rotina, e isso pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde mental mesmo em frente às situações difíceis.

3. Maior foco e concentração

Estar de bem com a vida, cuidar da saúde e manter o corpo sempre bem cuidado são pontos-chave para que possamos manter a nossa concentração e foco.

Além disso, o autocuidado nos ajuda a lidar melhor com os nossos problemas, respeitando nossos limites e emoções. Como consequência disso, as nossas preocupações não “atrapalham” tanto a nossa vida, e isso faz com que o foco seja mais aflorado.

4. Saúde que garante disposição

Cuidar do corpo e da saúde física e mental é indispensável para manter, fisicamente, a disposição. Quando o nosso corpo adoece e cansa, automaticamente sentimos mais dificuldade para manter a produtividade e o alto desempenho em determinadas atividades, não é mesmo?

Assim sendo, a saúde em dia é uma mola propulsora para a qualidade de vida e o aumento de resultados positivos. E, por isso, dizemos que este é mais um dos efeitos do autocuidado na rotina de trabalho!

5. Melhora na autoimagem e autoestima

Por fim, um dos efeitos do autocuidado na rotina de trabalho é que ele é capaz de melhorar a nossa autoimagem e autoestima. Quando cuidamos de quem somos, passamos a aceitar melhor as nossas características pessoais, fazendo com que essa aceitação eleve a nossa autoestima.

Em decorrência disso, passamos a ser mais confiantes nas mais diversas tarefas e situações, tornando-nos mais proativos, focados, alinhados às expectativas empresariais e assim por diante.

Por isso e muito mais que sempre dizemos que cuidar de si mesmo é cuidar de todas as áreas de nossas vidas, inclusive do trabalho.

Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.